Prefeitura rescinde contrato com Banco Master em São Luís

SÃO LUÍS, 13 de abril de 2026 – A Prefeitura de São Luís rescindiu unilateralmente o credenciamento com o Banco Master para empréstimos consignados de servidores municipais. A decisão da Prefeitura foi publicada no Diário Oficial da última sexta (10). O controlador da instituição, Daniel Vorcaro, é investigado. Ele foi preso em operação que apura suspeitas de irregularidades no sistema financeiro. A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) formalizou a decisão. O ato teve efeitos retroativos a dezembro de 2025. A perda da autorização de funcionamento da instituição motivou a rescisão, entre outros pontos.
Rodoviários ameaçam greve geral de ônibus na próxima semana

SÃO LUÍS, 10 de abril de 2026 – O Sindicato dos Rodoviários anunciou possibilidade de nova greve geral do transporte público na Grande Ilha para o dia 14 de abril. A paralisação foi confirmada nesta sexta (10), após a entidade apontar descumprimento do reajuste salarial previsto em decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. O presidente do sindicato, Marcelo Brito, afirmou em entrevista ao programa Mirante News, da Rádio Mirante News, que os trabalhadores não receberam salários com o valor reajustado. Segundo ele, a situação motivou a decisão pela nova paralisação da categoria. Diante do impasse, o sindicato estabeleceu prazo de 72 horas para que o Sindicato das Empresas de Transporte apresente solução. Caso não haja acordo dentro do período, a greve geral será iniciada na data prevista.
Prefeitura libera emendas ao Aldenora após 5 meses de espera

SÃO LUÍS, 09 de abril de 2026 – A Prefeitura de São Luís autorizou, após cerca de cinco meses, o repasse de R$ 12 milhões em emendas destinadas ao Hospital Aldenora Bello. Os recursos, indicados por vereadores em novembro, serão aplicados na criação de uma nova ala pediátrica para tratamento de câncer, com foco na ampliação da capacidade de atendimento infantil na unidade. As emendas para o Hospital Aldenora Bello dependiam exclusivamente da liberação do Executivo municipal para execução. Com a autorização, a estruturação da nova ala começa a avançar, incluindo a ampliação de leitos e a implementação de serviços especializados voltados ao público pediátrico oncológico. Atualmente, o Hospital Aldenora Bello conta com 23 leitos pediátricos, número considerado insuficiente diante da demanda por tratamento oncológico infantil no Maranhão. A nova ala busca atender à necessidade de expansão da capacidade instalada e melhorar o suporte oferecido às crianças em tratamento.
Professores protestam contra nova regra da Semed em São Luís

SÃO LUÍS, 08 de abril de 2026 – Professores da rede municipal de São Luís iniciaram uma mobilização na manhã desta quarta (8), em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O ato ocorreu na avenida Castelo Branco, no bairro São Francisco, e começou às 8h. A paralisação busca diálogo com o poder municipal e valorização profissional. O protesto responde a uma nova orientação da Semed sobre a jornada de trabalho. A nova regra exige que os professores cumpram obrigatoriamente dentro das escolas o período de 1/3 da jornada sem interação com estudantes. Esse tempo, segundo a lei do piso, é destinado a atividades pedagógicas como correção de provas, planejamento e preenchimento de sistemas. Os professores afirmam que a medida ignora a realidade das unidades escolares. Muitas escolas não possuem estrutura física adequada, como salas ou recursos tecnológicos, para o trabalho eficiente.
Prefeitura de SL vira alvo do MP após denúncias de moradores

SÃO LUÍS, 08 de abril de 2026 – O Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades em serviços públicos no bairro Pedrinhas, em São Luís. A medida foi formalizada pelo promotor Albert Lages Mendes, da 58ª Promotoria de Justiça Distrital Polo Zona Rural. A investigação surgiu após uma audiência pública no auditório do SENAI, no bairro Tibiri. Moradores denunciaram problemas estruturais nas ruas 25 de Dezembro, Ouro Verde e da Paz. Entre as principais queixas estão a ausência de pavimentação asfáltica nas vias. Há ainda falhas no sistema de drenagem e existência de esgoto a céu aberto. Moradores também relataram acúmulo de lixo em vias públicas. A Prefeitura de São Luís e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) foram notificadas como parte das primeiras providências. O prazo para que informem quais medidas já foram adotadas é de 15 dias. O órgão também deve detalhar ações em andamento para resolver os problemas apontados.
Justiça condena SLZ e Caema a regularizar esgoto no Tibiri

SÃO LUÍS, 02 de abril de 2026 – A Justiça condenou a Prefeitura de São Luís e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) a regularizar o abastecimento de água no bairro Tibiri, na capital maranhense. A decisão é do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos. A sentença atende a um pedido do Ministério Público do Maranhão em Ação Civil Pública. O prazo para a adoção das medidas urbanísticas e sanitárias é de até três anos. A Prefeitura deve promover a regularização urbanística do bairro. Isso inclui o planejamento e a execução de projetos compatíveis com a realidade local. A Caema foi condenada a implantar rede pública de abastecimento de água potável. A companhia também deve instalar sistema de coleta de esgoto e estrutura de tratamento sanitário. Todas essas medidas precisam ser executadas no mesmo prazo de três anos.
Juiz manda Prefeitura liberar milhões retidos para transporte

SÃO LUÍS, 1º de abril de 2026 – O juiz Douglas de Melo Martins determinou, nesta terça (31), a liberação de R$ 3,2 milhões das contas da Prefeitura de São Luís para custear o transporte público, após paralisação de linhas e prejuízos a usuários. A medida foi tomada durante audiência de conciliação, diante da crise no sistema e da retenção de repasses pelo Município. A decisão ocorre após a interrupção de serviços do Consórcio Via SL, que afetou 16 bairros da capital. Segundo o magistrado, a liberação dos valores busca assegurar o funcionamento do transporte público e reduzir os impactos causados à população que depende do sistema diariamente. Os recursos devem ser utilizados exclusivamente para pagamento de salários e aquisição de combustível, conforme estabelecido na decisão.
São Luís ganha mulher no comando da Prefeitura após 30 anos

SÃO LUÍS, 1º de abril de 2026 – Esmênia Miranda (PSD) tomou posse como prefeita de São Luís na tarde desta terça (31). A cerimônia ocorreu durante sessão extraordinária no plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal. A vice-prefeita assumiu o comando da capital após a renúncia de Eduardo Braide (PSD), que deixou o cargo para disputar o Governo do Maranhão nas eleições de 2026. A posse foi oficializada após a leitura da renúncia em sessão ordinária, seguida da convocação extraordinária pela Mesa Diretora. Esmênia Miranda é a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita de São Luís desde 1996. Antes dela, Conceição Andrade (PSB) exerceu o mandato entre janeiro de 1993 e dezembro de 1996. Gardênia Gonçalves (PSD) também foi eleita pelo voto popular e governou a capital entre 1986 e 1988. RELAÇÃO COM O LEGISLATIVO Ao assumir o Palácio La Ravardière, Esmênia Miranda enfrenta como desafio a relação com a Câmara Municipal. Durante os cinco anos de mandato, o prefeito Eduardo Braide não consolidou uma base forte no Legislativo. Ele sofreu inúmeras derrotas dos vereadores ao longo do período. A alegação dos parlamentares era a falta de diálogo por parte do gestor, o que ele sempre refutou. A nova prefeita precisará escolher o líder de governo na Câmara. Além disso, ela deverá contornar o descontentamento dos vereadores e administrar a relação com o pré-candidato ao governo.