MP aciona Justiça para garantir circulação de ônibus em SLZ

MP ônibus

SÃO LUÍS, 31 de março de 2026 – O MP do Maranhão acionou a Justiça, nesta terça (31), para garantir a circulação de ônibus em São Luís. A Ação Civil Pública, com pedido de tutela de urgência, foi protocolada contra o Município e o Consórcio Via SL na Vara de Interesses Difusos e Coletivos, diante da crise no transporte público. Além disso, o órgão apontou falhas no funcionamento do sistema, com interrupções frequentes, atrasos salariais, demissões e suspensão de linhas. Segundo o MP, a situação compromete o transporte público e prejudica milhares de usuários que dependem do serviço diariamente na capital. A ação ocorreu após empresas do consórcio, como Expresso Rei de França e Expresso Grapiúna, suspenderem atividades. As empresas alegaram dificuldades financeiras e falta de repasses por parte da Prefeitura de São Luís. De acordo com o Ministério Público, o cenário se intensificou a partir de 2025. Nesse período, a frota chegou a ser totalmente paralisada por falta de pagamento de benefícios e do 13º salário dos rodoviários.

Braide enfrenta pressão por projeto para Guarda Municipal

Braide Guarda

SÃO LUÍS, 30 de março de 2026 – O prefeito Eduardo Braide enviou à Câmara Municipal de São Luís um projeto que altera o modelo de remuneração da Guarda Municipal. A proposta institui o sistema de subsídio com valor fixo de R$ 5.017 para jornada de 40 horas semanais. A mudança elimina gratificações e adicionais, modificando a estrutura atual de pagamento dos agentes. Atualmente, os guardas recebem salário base de cerca de R$ 1.041, complementado por gratificações e adicionais. Com isso, a remuneração bruta alcança aproximadamente R$ 4.098, podendo chegar a cerca de R$ 6 mil mensais devido às horas extras geradas pela escala 24×72, considerando a jornada oficial de 30 horas semanais. O projeto substitui o modelo atual por um subsídio único, concentrando toda a remuneração em valor fixo. Dessa forma, gratificações, adicionais e horas extras deixam de ser aplicados. A proposta redefine a estrutura salarial da Guarda Municipal em São Luís. Além disso, o texto amplia a carga horária semanal de 30 para 40 horas. Com isso, os agentes passam a cumprir jornada maior sem previsão de pagamento adicional por horas extras, já que o novo modelo prevê remuneração unificada. A proposta também prevê a adoção de escalas como 12×36. No entanto, o texto não define de forma detalhada a organização das jornadas, o que permite ajustes conforme decisão de Braide. O projeto não mantém a jornada de 30 horas semanais atualmente estabelecida por decreto municipal. Inclusive, não apresenta previsão específica para benefícios reivindicados pela categoria, como auxílio-alimentação em condições adequadas. Segundo relatos dos servidores, a qualidade da alimentação fornecida atualmente é considerada insuficiente. Dessa forma, o tema também integra as discussões sobre a reestruturação proposta para a Guarda Municipal em São Luís.

São Luís seguem atravessando escassez e lotação nos ônibus

ônibus SLZ

SÃO LUÍS, 25 de março de 2026 – Moradores do bairro Cohatrac enfrentaram falta de ônibus urbanos na manhã desta quarta (25), em São Luís, o que provocou longas filas e superlotação. A situação ocorreu devido à ausência de linhas urbanas, restando apenas o sistema semiurbano, que circulou com quantidade insuficiente de veículos para atender à demanda. Além disso, no ponto final do Cohatrac IV, passageiros tiveram dificuldades para embarcar nos poucos ônibus disponíveis. Um veículo da linha Planalto Anil/Novo Aurora saiu com lotação acima da capacidade, com pessoas posicionadas próximas à porta, em direção ao Terminal da Cohab. O coletivo já chegava cheio ao bairro. Os passageiros aguardavam por linhas urbanas como Cohatrac III, Cohatrac IV, Cohatrac/Rodoviária, Circular I e Circular II. No entanto, nenhum desses ônibus apareceu ao longo da manhã, o que ampliou a concentração de pessoas nos pontos do Cohatrac.

Comunidades em São Luís seguem sem ônibus há mais de 2 meses

Comunidades ônibus

SÃO LUÍS, 20 de março de 2026 – Moradores de seis comunidades de São Luís estão há mais de dois meses sem transporte público, o que tem afetado deslocamentos diários. A situação ocorre nas localidades Vila Airton Senna, Tiritiba, Tiribizinho, Vila Buriti, Vila Aparecida e Rio do Meio, onde a linha de ônibus deixou de operar sem previsão de retorno. A ausência do serviço tem gerado dificuldades para trabalhadores, estudantes e usuários que dependem do transporte coletivo para acessar escolas, empregos e unidades de saúde. Segundo relatos, a falta de ônibus compromete a mobilidade e impacta a rotina dos moradores dessas comunidades. A Associação de Moradores da Vila Airton Senna, criada em julho de 2023, encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). No documento, a entidade solicita medidas imediatas para o restabelecimento da linha de ônibus nas áreas afetadas.

Ministério Público pede fim de contrato do Consórcio Via SL

ministério

MARANHÃO, 19 de março de 2026 – O Ministério Público do Maranhão recomendou, em 19 de março de 2026, o encerramento do contrato do Consórcio Via SL com a Prefeitura de São Luís. A medida foi expedida pela 12ª Promotoria de Justiça do Consumidor após identificação de falhas graves no transporte público, consideradas incompatíveis com a continuidade da concessão. Segundo o órgão, a gestão municipal deve instaurar imediatamente processo administrativo para extinguir o vínculo contratual. A recomendação do MP sobre o Consórcio Via SL aponta incapacidade operacional da empresa em manter o serviço, o que compromete o atendimento à população. De acordo com o documento, a recomendação do MP sobre o Consórcio Via SL se baseia em sucessivos descumprimentos contratuais. Entre os problemas estão paralisações totais e parciais registradas desde dezembro de 2025, além da suspensão de atendimento em 27 linhas de ônibus. Além disso, o Ministério Público destacou atrasos frequentes no pagamento de salários e demissões em massa de rodoviários. Esses fatores, segundo o órgão, agravam a instabilidade do sistema e afetam diretamente usuários do transporte coletivo na capital.

Ministério Público Federal cobra transparência na saúde de SL

Ministério Saúde

SÃO LUÍS, 17 de março de 2026 – Ministério Público Federal recomendou que a Prefeitura de São Luís adote medidas para ampliar a transparência nos contratos da saúde municipal. A orientação foi enviada ao prefeito Eduardo Braide. A recomendação prevê a criação de um portal específico, com atualização mensal, para divulgar informações detalhadas sobre contratos em vigor. O sistema deve apresentar dados como custos, metas, resultados, valores repassados, despesas e relação de dirigentes e funcionários. O documento, assinado pelo procurador da República Hilton Melo, também sugere a criação ou revisão de decreto municipal. A proposta estabelece regras para seleção, contratação, renovação e fiscalização das entidades que atuam na área da saúde.

Greve de ônibus em São Luís é suspensa após acordo

greve slz

SÃO LUÍS, 16 de março de 2026 – A greve de ônibus em São Luís foi suspensa após acordo entre empresários e representantes dos rodoviários. A decisão ocorreu depois de reunião entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) e o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão. Com o entendimento, o sistema de transporte coletivo deve retomar as atividades gradualmente a partir da manhã desta terça (17). Segundo o diretor do SET, Paulo Pires, os veículos começarão a circular nas primeiras horas do dia. Inicialmente, cerca de 70% da frota deve operar na cidade. Dessa forma, a expectativa é que o funcionamento do sistema seja normalizado ao longo do dia, com a retomada progressiva das linhas afetadas pela paralisação. O acordo prevê a regularização de parte dos salários atrasados dos trabalhadores do sistema. Conforme informou Paulo Pires, as empresas se comprometeram a iniciar o pagamento dos valores pendentes já nesta terça.

Inquérito investiga omissões da Prefeitura de São Luís

inquérito Prefeitura

SÃO LUÍS, 16 de março de 2026 – A promotora de Justiça do consumidor Lítia Cavalcanti anunciou a abertura de um inquérito civil para investigar possíveis omissões da Prefeitura de São Luís na gestão do transporte público da capital. O procedimento foi instaurado pela 12ª Promotoria de Defesa do Consumidor para apurar falhas no serviço e analisar a aplicação dos recursos destinados ao subsídio tarifário. Além do município, o inquérito inclui o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) e os consórcios responsáveis pela operação do transporte público. Dessa forma, o Ministério Público busca verificar se houve prejuízo aos direitos dos usuários do sistema coletivo na capital maranhense. Segundo a promotora, o Ministério Público também pretende esclarecer como o poder público calcula o subsídio destinado às empresas do transporte público. O órgão busca identificar quais estudos e critérios foram utilizados para definir os valores repassados ao sistema. Lítia Cavalcanti afirmou que o subsídio envolve recursos públicos e, por isso, exige transparência. Conforme declarou, a investigação pretende identificar qual estudo embasou a definição do valor destinado ao setor. Assim, o procedimento busca reunir informações detalhadas sobre a política de financiamento do serviço. Além disso, a promotora apontou falta de respostas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), atualmente comandada por Manuella Oliveira Fernandes. Segundo ela, a promotoria enviou ofícios e convocou representantes da pasta para reuniões, porém não recebeu retorno nem registrou presença nas convocações.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.