Falhas em maternidade colocam Prefeitura sob investigação

SÃO LUÍS, 03 de junho de 2026 — O Ministério Público do Maranhão (MPMA) transformou em Inquérito Civil a investigação sobre irregularidades no Centro de Parto Humanizado Nazira Assub. A decisão foi tomada pela promotora de Justiça Maria da Glória Mafra Silva e publicada na terça (2). A unidade fica na zona rural de São Luís. O objetivo é aprofundar a apuração de problemas estruturais e assistenciais identificados no local. Durante a análise do procedimento preparatório, o MP encontrou diversas falhas na maternidade. Entre os problemas apontados estão a falta de alvarás, ausência de diretor técnico, inexistência de médicos pediatras, fragilidades no sistema de regulação de pacientes e insegurança na estação de gases medicinais. Além disso, inspeções da Promotoria, da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros confirmaram as irregularidades. Segundo a portaria, o prazo do procedimento anterior terminou sem que todas as questões fossem esclarecidas. Por isso, o MP considerou insuficientes algumas respostas enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e decidiu ampliar a investigação. O órgão também informou que o inquérito poderá embasar uma eventual ação civil pública. Como primeiras medidas, o MP determinou o envio de novo ofício à Semus, exigindo respostas detalhadas sobre cada irregularidade apontada. Inclusive, requisitou nova inspeção técnica na maternidade e a apresentação de um plano de ação para corrigir os problemas. O Corpo de Bombeiros também fará nova vistoria para verificar as condições de segurança da unidade.
SLZ tem alta de doenças respiratórias e hospitais lotados

SÃO LUÍS, 22 de abril de 2026 — São Luís enfrenta aumento de casos de síndromes respiratórias com mais de 900 notificações registradas, segundo o sistema Monitora Saúde. O crescimento levou hospitais de emergência à superlotação e colocou a capital em nível alto de risco para a disseminação dessas doenças. Além disso, o boletim InfoGripe, da Fiocruz, indica que o Maranhão permanece em nível crítico para Síndrome Respiratória Aguda Grave. A tendência de crescimento dos casos de síndromes respiratórias São Luís supera 95% no longo prazo. A maior concentração de notificações de síndromes respiratórias São Luís ocorre entre crianças. Do total de 903 registros, 240 casos foram em crianças de 1 a 4 anos e 193 em menores de 1 ano. Esse cenário está relacionado ao sistema imunológico ainda em desenvolvimento. Dessa forma, o risco de complicações graves aumenta, especialmente em casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório, que afeta principalmente o público infantil. Segundo o pediatra Rafael de Azevedo, a Síndrome Respiratória Aguda Grave reúne doenças majoritariamente virais. Ele explica que os sintomas incluem cansaço, dificuldade para se alimentar, secreção nasal e respiração comprometida. RISCOS PARA ADULTOS E PREVENÇÃO Embora o VSR afete principalmente crianças, a Influenza A representa maior risco para adultos e idosos. Nesses grupos, o vírus responde pela maioria das internações e óbitos ligados às síndromes respiratórias São Luís. De acordo com o especialista, fatores como o período chuvoso e o pós-Carnaval contribuem para o aumento da circulação viral. Por isso, há maior transmissão de doenças respiratórias nesse contexto. Para conter o avanço, especialistas recomendam manter a vacinação atualizada, evitar aglomerações, priorizar ambientes ventilados, usar máscara, higienizar as mãos e evitar contato com pessoas sintomáticas.
Empresa reduz médicos nas UTIs do Hospital da Criança em SLZ

SÃO LUÍS, 17 de outubro de 2025 – Desde segunda (13), o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital da Criança, em São Luís, passou a ser administrado pelo Instituto Brasileiro de Serviços Médicos (IBMED). A nova empresa, vencedora do Pregão Eletrônico nº 90.046/2025, assumiu o contrato em meio a questionamentos sobre a redução no número de profissionais e o modelo de contratação adotado. Segundo funcionários da unidade, o quadro de 53 médicos que atuava nas UTIs foi reduzido para apenas 18 pediatras. A mudança, conforme relatos internos, teria elevado o risco de sobrecarga e afetado a qualidade da assistência em um setor que exige atendimento contínuo e especializado. Segundo O Informante, para formar as novas escalas, a IBMED teria oferecido R$ 8 mil por plantão a médicos interessados, valor que antes seria suficiente para cobrir três profissionais, segundo fontes do hospital. Mensagens de WhatsApp enviadas pela empresa indicam a oferta dos novos valores e a busca urgente por pediatras disponíveis. Durante o processo de contratação, a IBMED afirmou contar com suposto “apoio irrestrito” da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Ministério Público. O uso do nome de órgãos públicos e de fiscalização como argumento de recrutamento gerou estranhamento entre profissionais da área e levantou dúvidas sobre a natureza dessa relação institucional.
Chefe de Saúde é denunciada por assédio e blindagem da Semus

SÃO LUÍS, 05 de setembro de 2025 – Uma gestora do Posto de Saúde da Vila Janaína, em São Luís, é investigada por múltiplos registros de assédio moral contra funcionários. De acordo com relatos, a profissional mantém um ambiente de trabalho opressivo, com pelo menos três boletins de ocorrência registrados na Delegacia e Promotoria do Idoso até o momento. Os funcionários alegam que a gestora Raysa Mayara dos Santos Reis, conhecida como “Magali”, age com sensação de impunidade devido a suposto apoio de um servidor de alto escalão dentro da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a filha da técnica em saúde bucal, de 61 anos, que sofreu um infarto após uma discussão em 20 de junho de 2025, a gestora age com respaldo de Flaviomar Medeiros, suposto “peixão” dentro da SEMUS. “Chegando na delegacia, me falaram que já tem outros BO contra ela também”, relatou a denunciante. Testemunhas afirmam que a gestora frequentemente declara que as denúncias “não vão dar em nada” e que continuará suas práticas. Além disso, há relatos de que a mesma pretende substituir toda a equipe atual do posto, incluindo profissionais médicos.
Ex-secretário alega déficit de R$ 400 mil na Saúde de São Luís

SÃO LUÍS, 16 de agosto de 2024 – Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos contratos emergenciais, o ex-secretário municipal de Saúde de São Luís, Dr. Joel Nunes, afirmou nesta quinta (15), que a pasta enfrentou um déficit financeiro de R$ 400 mil durante sua gestão. Ele justificou que, apesar do orçamento anual de R$ 1,1 bilhão destinado à Saúde, o valor é insuficiente para manter o funcionamento pleno da secretaria. Joel Nunes explicou que, devido ao déficit, a pasta recorreu a contratos emergenciais para suprir necessidades essenciais. O ex-secretário destacou que a Superintendência de Planejamento da Saúde identificou a insuficiência orçamentária, levando à necessidade de buscar alternativas mais econômicas para a prestação de serviços.
Secretária da Semus não comparece à convocação na Câmara

SÃO LUÍS, 13 de agosto de 2024 – A secretária municipal de Saúde de São Luís, Ana Carolina Marques Mitri, não compareceu à Câmara Municipal na manhã desta segunda (12), após ser convocada para prestar esclarecimentos sobre emendas parlamentares e contratações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Por meio de ofício, Ana Carolina solicitou o adiamento da reunião, justificando sua ausência devido a uma viagem particular, que a mantém afastada das atividades da Semus desde 6 de agosto. O vereador Astro de Ogum (PCdoB), responsável pelo requerimento de convocação, demonstrou insatisfação com a ausência da secretária.
CPI pode pedir condução coercitiva de secretária de Saúde

SÃO LUÍS, 16 de julho de 2024 – O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Contratos Emergenciais da Prefeitura de São Luís, vereador Álvaro Pires (PSB), anunciou nesta terça (16) que a comissão pode solicitar a condução coercitiva da secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri da Costa. Ela não compareceu à sessão marcada, apresentando uma justificativa considerada insatisfatória pelo parlamentar. Já o ex-secretário Joel Nunes Júnior compareceu, mas teve seu depoimento remarcado. Álvaro Pires afirmou que a secretária Mitri da Costa não cumpriu a convocação e enviou uma explicação que não convenceu a CPI. “Estou pedindo um parecer imediato para a Procuradoria desta Casa para reconvocá-la, se necessário, coercitivamente. Vamos solicitar o auxílio da Polícia Militar para garantir sua presença na próxima convocação”, disse Pires. A CPI também pode pedir a condução pela Polícia Militar do empresário Antonio Calisto Neto, sócio-proprietário da Construmaster Construções e Locações, que já anunciou que não comparecerá à oitiva marcada para quinta (18).
Vereadores cobram clareza sobre gestão e obras na saúde de SLZ

SÃO LUÍS, 15 de maio de 2024 – Na terça (14), a Câmara Municipal de São Luís realizou uma audiência com a secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Marques Mitre da Costa, convocada pelo vereador Pavão Filho (PSB). O objetivo era obter respostas e garantir transparência e eficiência na gestão da saúde pública da cidade. Durante a sessão, foram abordadas questões críticas que impactam diretamente o sistema de saúde municipal. Um dos pontos principais foi a conclusão das obras do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, o Hospital da Criança. A secretária informou sobre a expansão da unidade, que agora conta com mais leitos, centro cirúrgico e exames de imagem, realizando uma média de 11 mil atendimentos mensais. Outro tema debatido foi a construção do Hospital Veterinário, visto como um avanço no cuidado com os animais e na promoção da saúde pública. Ana Mitre informou que o projeto está em andamento e que, após a análise de recursos, as ações continuarão.