Prefeito Braide entrega setores do Socorrão 2 requalificados

Design sem nome   T

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, entregou quatro novos setores do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão 2) nesse sábado (6). A entrega é fruto da segunda etapa das obras de reforma estrutural na unidade, que começaram ainda no ano de 2023 com a requalificação da Ala C. Os serviços aconteem através das secretarias Municipais de Saúde (Semus), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe). “O Socorrão 2 é o maior hospital de Urgência e Emergência do Maranhão e, aqui, fazemos o atendimento de 4.500 pacientes por mês, pessoas de São Luís e de mais de 120 municípios do interior. Iniciamos com coragem, desde o ano passado, a reforma deste hospital, uma reforma que tem que acontecer sem parar os atendimentos, por isso ela está sendo feita por etapas. Hoje estamos entregando a Ala D com 23 leitos, recuperação pós-anestésica com mais nove leitos, uma farmácia e um novo abrigo de resíduos. E o serviço não vai parar. Nós vamos continuar até que todas as alas sejam reformadas e a gente possa entregar para a população um novo Socorrão 2”, enfatizou o prefeito Eduardo Braide, após a benção do Frei Gleison Conceição, da Paróquia São Francisco de Assis. Os setores reformados contemplam a Os setores receberam novas instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, acessibilidade, climatização e revestimentos, execução de novo projeto luminotécnico, revisão da cobertura, reforço estrutural, toda a rede de gases e tratamento do substrato e pintura lavável, conforme a norma exige. Os setores entregues também tiveram humanização dos espaços, executado de acordo com o manual de humanização arquitetônica elaborado pela Semispe, que compreende o uso de cores específicas para facilitar a setorização e o direcionamento dos fluxos dentro do ambiente hospitalar.

Campanha da Prefeitura de São Luís contra câncer de colo de útero realiza mais de mil atendimentos

Design sem nome

A Campanha da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alcançou mais de 1.100 atendimentos neste sábado (18) durante o Dia D do Março Lilás, mês de prevenção ao Câncer de Colo de Útero. O evento, que ocorreu no Hospital da Mulher (Anjo da Guarda), teve como objetivo chamar a atenção das mulheres para a importância de medidas preventivas contra a doença. A ação, inclusive, contou com a oferta de serviços sem agendamento prévio como, coleta de preventivo, mamografia, ultrassonografia, imunização, práticas integrativas e complementares em saúde, consulta com ginecologista, mastologista e clínico geral, entre outros atendimentos. “No decorrer de todo o mês de março, temos desenvolvido ações e ofertado serviços que visam a promoção da saúde das nossas mulheres e o incentivo à adoção de hábitos saudáveis. Mas é importante lembrar que a prevenção deve se estender além do período de campanha, afinal o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar problemas de saúde mais graves e aumentar a chance de cura”, afirma o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes. Além da mobilização deste sábado (18), a Secretaria de Saúde da capital tem promovido, durante todos os sábados do mês de março, a oferta de serviços voltados para a atenção à saúde da mulher nas unidades do Município sem a necessidade de agendamento prévio, visando facilitar o acesso do público a estes atendimentos. Outra atividade desenvolvida foi a mobilização para coleta de preventivo, no dia 11 de março, que contou com a realização de quase 700 exames de prevenção ao Câncer de Colo de Útero, em mulheres de 25 a 64 anos, faixa de rastreamento definida pelo Ministério da Saúde.

Prefeitura anuncia início da reforma do Hospital da Criança

Copia de Imagem Principal PRETA

O prefeito Eduardo Braide assinou, na manhã desta quarta (08/06), a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do Hospital da Criança, localizado no bairro Alemanha. O investimento anunciado pelo prefeito é na ordem de R$ 10 milhões, com recursos municipais. A assinatura aconteceu nas dependências da unidade junto com profissionais da saúde e dos trabalhadores da construção civil que, imediatamente, iniciaram os serviços. Com a medida, a Prefeitura de São Luís assume a obra, que estava parada desde 2016. A análise de pendências e necessidades da construção já foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), assim como a adequação do projeto para que atenda as necessidades da ANVISA (RDC-50). Segundo o secretário de Saúde, Joel Nunes, a primeira etapa da obra será entregue até dezembro para, em seguida, serem instalados todos os leitos e equipamentos necessários para o início dos atendimentos no novo espaço. Novos Ganhos Já em coletiva com a imprensa, no auditório do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Eduardo Braide detalhou todas as medidas e apresentou os novos ganhos com a nova unidade. Segundo Eduardo Braide, o investimento de R$ 10 milhões trará para a nova unidade, além da melhora na infraestrutura, a ampliação do Centro Cirúrgico, com 4 salas de cirurgias e 5 leitos de recuperação pós anestésico. O prédio contará com mais 105 leitos, sendo 85 leitos de enfermaria, 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 9 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Os serviços de imagem contarão com exames, como tomografia e ultrassonografia. “Com toda estrutura e com o conceito do novo Hospital da Criança, vamos conseguir fazer cirurgias de urgência e emergência, por exemplo, reduzindo o tempo de espera e não será mais preciso transferir para outra unidade. A criança vai fazer todos os procedimentos no próprio hospital. Além disso, teremos a novidade dos serviços de imagens com exames de tomografia e ultrassonografia. O nosso compromisso é entregar um hospital com a qualidade que as nossas crianças e suas famílias merecem”, concluiu o prefeito.

Prefeitura de São Luís vacinou 25% das crianças de 5 a 11 anos

Imagem Principal AZUL

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 28.130 crianças de 5 a 11 anos já foram vacinadas contra o novo coronavírus, cuja quantidade representa 25% do público nessa faixa etária. ”A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que 28.130 já foram vacinadas contra Covid na capital maranhense ou seja, 25% do público total (faixa etária 5 a 11 anos) estimado já recebeu a vacina”, comunica a Semus. No último dia 28 de janeiro, a Prefeitura da capital concluiu a primeira chamada de imunização e, desde sexta passada (29), vem realizando a repescagem para vacinar o público pediátrico. A vacinação é disponibilizada em ocorre em seis pontos,das 8h às 18h: – Centro de Vacinação do Multicenter Sebrae, no Cohafuma;– Centro de Vacinação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga;– Centro de Vacinação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Cidade Operária;– Centro de Vacinação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no Maracanã – Zona Rural;– Drive-thru do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo;– Drive-thru da Universidade Ceuma, no Renascença.

Prefeitura de São Luís retorna carro fumacê contra muriçocas

Imagem Principal AZUL

A Prefeitura de São Luís anunciou, nesta quinta (20), a volta do “carro fumacê” para tentar acabar com a infestação de muriçocas na capital. Moradores de diversas regiões da cidade relatavam que nunca mais se observava os serviços de Fumacê nas comunidades e, com o início do período chuvoso na capital maranhense, as muriçocas tomaram conta das residências, sobretudo neste momento de pandemia com as epidemias de dengue, zika e chikungunya que podem facilmente fugir do controle devido a propagação de mosquitos e pernilongos nas comunidades. Inclusive, pessoas que vivem próximas a rios e canais de manguezais reclamavam que não estavam aguentando os insetos em várias comunidades da capital. Diante disso, um requerimento de urgência tramitava na Câmara Municipal de São Luís para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), estabelecesse uma Força Tarefa com serviços de veículos Fumacê em várias comunidades da ilha. “Com o período chuvoso, estamos intensificando os trabalhos contra a proliferação de mosquitos, pernilongos e evitar a transmissão de doenças”, publicou a página da Prefeitura de São Luís, por meio das redes sociais.

São Luís tem nenhum paciente internado pelo novo coronavírus

Imagem Principal

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), informou nessa segunda (3) que, atualmente, não há nenhum paciente infectado pela Covid-19 internado em unidades de saúde da capital. “Mesmo tendo aumento de casos, aquelas pessoas que foram infectadas não estão tendo necessidade de atendimento hospitalar”, afirmou. O município de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde, já aplicou duas doses de vacina contra o novo coronavírus em mais de 80% do público de 12 anos ou mais.

Todos os adultos de São Luís serão vacinados até 10 de agosto

Braide e Joel Nunes

O secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes Júnior, anunciou que 100% da população adulta da capital receberá a primeira dose contra a Covid-19 até o dia 10 de agosto. A Prefeitura de São Luís já visa aplicar as primeiras doses de imunização ao público de 35 anos até o fim dessa semana, sendo que, até o último sábado (5), 447,7 mil doses de vacinação já foram aplicadas na capital do Maranhão. Em suas redes sociais, o secretário municipal de Saúde destacou: “O nosso trabalho segue firme para que a vacinação seja cada vez mais rápida em São Luís. E a nossa estimativa real é que até o dia 10 DE AGOSTO toda a população adulta da capital receba a primeira dose contra a Covid”, afirmou Joel Nunes Júnior.

Edivaldo Holanda Jr na CPI do Covidão

HOLANDINHA

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) é autor do requerimento solicitando a convocação de Edivaldo Holanda Júnior para depor na CPI da Covid, no Senado Federal. Mediante investigações de possíveis desvios na secretaria municipal de Saúde de São Luís durante a gestão de Lula Fylho, ex-secretário da pasta, operação esta denominada “Cobiça Fatal”, o ex-prefeito da capital ludovicense prestará depoimentos para a Comissão Parlamentar de Inquérito nesta fase que visa analisar conduta de estados e municípios no uso de recursos públicos voltados ao combate do novo coronavírus. Holandinha se manifestou nas redes sociais alegando que foi surpreendido com os rumores e não tem problemas em esclarecer como governou durante a pandemia em São Luís, ressaltando que não é e nunca foi investigado e, com tranquilidade, se coloca a disposição da CPI.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.