Lahesio Bonfim disputa liderança com Brandão em pesquisa

Minha Imag Princ BRANCA

Segundo o Instituto Data Ilha, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), disputa com o governador Carlos Brandão (PSB) o primeiro lugar das pesquisas. A distância entre os dois é menor que 1 ponto percentual. Em terceiro lugar aparece o senador Weverton Rocha (PDT). Os demais candidatos, somados na espontânea, somam menos que 5%. Na pesquisa espontânea a liderança é disputada entre Lahesio Bonfim e Carlos Brandão. Já na pesquisa estimulada, o segundo lugar é disputado entre Bonfim e Rocha. Neste aspecto, Brandão disputa o primeiro lugar nas duas formas de pesquisa; Bonfim disputa o primeiro e o segundo; Weverton disputa apenas o segundo lugar na estimulada. PESQUISAS A pesquisa espontânea é feita aos pesquisados sem nenhuma alternativa para resposta. A forma de mede a lembrança do eleitorado em relação aos candidatos. Seguem os números da pesquisa: PESQUISA ESPONTÂNEA Carlos Brandão 10,7Lahesio Bonfim 9,7Weverton 5,7Outros 3,4Edivaldo 1,1Branco/Nulo 3,6NS/NR 65,8 As pesquisas estimuladas são baseadas na apresentação de uma lista para os entrevistados. Elas são feitas através de cartão com as alternativas ou com a leitura. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. PESQUISA ESTIMULADA Carlos Brandão 27,4%Weverton Rocha 18,1%Lahésio Bonfim 16,3%Edivaldo 9,7%Simplício Araújo 2%Hertz Dias 0,9%Enilton Rodrigues 0,7%Frankle Costa 0,6%Professor Joas Moraes 0,4%Nenhum 12,9%NS/NR 10,8% O Instituto Data Ilha realizou 2.031 entrevistas entre os dias 10 e 13 agosto. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,17 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MA-05654/2022.

Carlos Brandão não deve seguir proposta de Lula para a educação

Carlos Brandao e Lula

O governador, e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB) não deve acompanhar o ex-presidente Lula em uma de suas principais propostas para a educação. Em fevereiro deste ano, o grupo que formula as políticas educacionais do petista afirmou que pretende abandonar as escolas cívico-militares. Em sabatina no Portal Imirante na manhã de hoje, Brandão disse que irá investir no programa, caso reeleito. LULA NÃO QUER No dia 8 de fevereiro deste ano, o ex-presidente Lula se encontrou com integrantes do núcleo de educação da Fundação Perseu Abramo, entidade ligada ao PT. Entre eles, estava a deputada estadual de Pernambuco Teresa Leitão, responsável pela área de educação no PT. Na ocasião, Teresa afirmou que partido não deve dar continuidade ao programa desenvolvido no governo de Jair Bolsonaro. “O projeto das escolas cívico-militares fracassou”, disse. “O PT é contra esse projeto e com certeza não vai bancá-lo. Quem quer botar um filho ou filha em escola militar pode fazer isso com os colégios militares. O espaço físico das escolas públicas não pode ser ocupado por autoridades militares”, frisou. BRANDÃO ELOGIA Já o governador Carlos Brandão afirmou que pretende aumentar os investimentos nas escolas cívico-militares. O candidato ainda apresentou um cenário de eficiência que, segundo ele, exige que os investimentos no modelo devem ser potencializados. Questionado pelo jornalista José Linhares Jr sobre o problema que teria caso ele e seu candidato a presidente sejam eleitos (uma vez que o presidente pretende acabar com o projeto que ele pretende dar continuidade), Brandão desconversou sobre a proposta. Abaixo o trecho da entrevista do governador Carlos Brandão:

Carlos Brandão libera política partidária em escolas do Maranhão

Minha Imag Princ BRANCA

Professores e alunos denunciaram a atuação de militantes partidários em escolas da rede estadual no Maranhão. Desde a semana passada foram vários relatos enviados ao blog de que um grupo de jovens ligados ao PCdoB, ex-partido do ex-governador Flávio Dino, estaria fazendo campanha eleitoral dentro de escolas. Em maio deste ano um vídeo na Escola Erasmo Dias, em que é feito movimento contra o presidente Jair Bolsonaro, viralizou. Menos de três meses depois, a cena se repete. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por José Linhares Jr (@joselinharesjr) No vídeo encaminhado ao blog um militante da juventude do PCdoB aparece em sala de aula divulgando fake news para mobilizar por um ato contra Bolsonaro. O militante afirma que Jair Bolsonaro pretende “interferir nas eleições” e diz que o presidente não pretende aceitar o resultado das eleições. O ato foi gravado em uma escola do interior do estado. “Eu queria muito saber se as escolas iriam aceitar se eu e alguns colegas saíssemos divulgando os atos do 7 de setembro. Claro que não iriam. Porque hoje a escola do Maranhão serve apenas para nos doutrinar”, disse um estudante que encaminhou os vídeos ao blog. As informações passadas em salas de aula são comprovadamente mentirosas. O militante petista, ex-secretário de educação do governo e vice na chapa de Carlos Brandão (PSB), Felipe Camarão, tem usado suas redes sociais constantemente para atacar Jair Bolsonaro e fazer campanha para Lula. Em maio deste ano um outro vídeo em que militantes do mesmo grupo distribuíam adesivos e material partidário contra o presidente viralizou por todo o país. O fato aconteceu na escola Erasmo Dias, em Paço do Lumiar. “Eles entram com autorização prévia da Secretaria de Educação e fazem o que querem. Muitos alunos e professores não concordam, mas têm medo de reclamar por retaliações”, disse uma professora do Liceu Maranhense que presenciou a ação política nas salas de aula. A recorrência das ações em salas de aula indica que as ações são orquestradas entre PT/PCdoB e a própria Secretaria de Educação do estado. A permissividade é evidente. Por medo de retaliação profissional e até agressão física por parte dos militantes, todos os que procuraram o blog pediram sigilo de suas identidades.

Carlos Brandão envolvido no “Escândalo das creches” de Colinas

Minha Imag Princ BRANCA

A prefeita de Colinas, Valmira Miranda, é pivô de um escândalo envolvendo três creches nos povoados de Piquete, Chapadinha e Liberdade. Apesar dos recursos terem sido liberados em 2010, apenas agora as obras começaram a ser concluídas. Em vídeo a prefeita, aliada de Carlos Brandão na cidade, assume que os recursos foram conseguidos por ele quando deputado federal. Com a chegada das eleições, as obras foram retomadas em ritmo acelerado. A população suspeita que as construções tentem camuflar o escândalo envolvendo a prefeita Valmira Miranda, principal aliada do governador Carlos Brandão na cidade. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por José Linhares Jr (@joselinharesjr) 12 ANOS DE ATRASO Os recursos foram disponibilizados ainda no primeiro mandato de Valmira Miranda, que governou Colinas entre 2009 e 2012. Na época, Carlos Brandão era deputado federal pelo PSDB. Valmira foi derrotada nas eleições de 2012. Em 2014 o Fundo Nacional do Desenvolvimento da educação acionou o prefeito que derrotou a aliada de Brandão, Antonio Carlos, pela demora na entrega das obras. Em resposta, o prefeito afirmou que nenhum registro, dado ou documento sobre as três creches foram encontrados na Prefeitura. Para esclarecer a situação, o prefeito baixou o decreto nº 5/2013 criando uma comissão para análise de todos os contratos administrativos e suspendendo todos os pagamentos e contratos, em especial os relativos aos convênios celebrados com o FNDE/MEC. Em 2015, anos após a liberação dos recursos e após o relato do prefeito, a Polícia Federal instaurou inquérito para apurar a responsabilidade criminal de Valmira Miranda por fraude na aplicação dos recursos destinados à construção de três creches. A Polícia Federal investigava por que as obras estavam paradas e qual foi o destino de R$ 1.700.000 repassados para a Prefeitura. CONFISSÃO No inquérito da Polícia Federal, o engenheiro Felix Bispo da Silva confessou que os recursos foram usados em obras de terceiros durante a gestão de Valmira Miranda. Segundo Bispo, que representa a Construtora Sertão, as obras da unidades escolares foram abandonadas porque parte dos recursos foram desviados para outras construções públicas e de terceiros. “Não tivemos condições de tocar as obras das creches em virtude de havermos aplicado, embora de maneira errada, parte do dinheiro oriundo das creches em outras obras públicas e de terceiros”, disse o engenheiro à Justiça Federal durante a tramitação do processo. QUEIMA DE ARQUIVO Com o apoio de Brandão, já como vice-governador, Valmira voltou a comandar a prefeitura de Colinas. Vídeos revelam a parceria dos dois e mostram que a prefeita assume que a consignação dos recursos se deu por intermédio de Brandão. Em outro vídeo, Brandão assume que “colaborou” com ações na cidade com emendas “na época em que ele ainda era deputado federal”. Com a posse de Brandão como governador, as creches que estavam abandonadas entraram em ritmo acelerado de obras. A suspeita é que Valmira e Brandão estejam atuando para apagar os rastros do que ficou conhecido como o “Escândalo das Creches”.

Justiça questiona compra de cestas básicas sem licitação por Brandão

Minha Imag Princ BRANCA

A Justiça determinou que o governador Carlos Brandão explique a compra de 150 mil cestas básicas de alimentos com dispensa de licitação. A transação foi realizada junto ao Grupo Mateus e Brandão terá 72 horas para explicar a compra suspeita. A ação protocolada contra a gestão de Carlos Brandão afirma aponta para um possível superfaturamento no preço das cestas básicas. A Ação contra o Governo alega superfaturamento de R$ 3.492.000,00 na compra de cestas do Mateus Supermercados. São apontados como suspeitos no caso o governador Carlos Brandão, o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Casé e o subsecretário Lívio Mendonça Corrêa; o supermercado Mateus e o empresário Ilson Mateus. A Ação Popular questiona a compra lançando suspeitas sobre a legalidade da dispensa de licitação, uma vez que já existe uma licitação semelhante em tramite com o mesmo objeto vigente. Desconfia-se ainda que a compra junto ao Grupo Mateus se daria como forma de retribuição ao apoio político do empresário Ilson Mateus declarado à reeleição de Brandão.

Bolsonaro intervém e manda R$ 50 milhões para construção de ferryboats

Brandao e Dino

A gestão de Jair Bolsonaro (PL) irá ajudar a desfazer o caos criado pelo ex-governador Flávio Dino (PSB) no sistema de transporte do ferryboat, no Maranhão. Após anos de sucateamento, a travessia entre a ilha de São Luís e o continente feita por embarcações chamadas “ferryboats”, entrou em colapso. O Governo Federal liberou recursos para a construção de dois novos ferryboats para a travessia entre a Ponta da Espera (São Luís) e o Cujupe (Alcântara), que serão construídos com recursos do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM). O investimento destinado ao Maranhão pelo Governo Federal será de mais de R$ 50 milhões. A liberação já consta no Diário Oficial da União e estipula um prazo de 450 dias para a conclusão dos projetos. Serão construídos dois “super-ferryboats” mistos com capacidade para 800 pessoas e 80 veículos. A ação do governo de Jair Bolsonaro irá resolver em pouco mais de um ano o que Flávio Dino demorou 7 anos para destruir.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.