12 ANOS DE ATRASO

Carlos Brandão envolvido no “Escândalo das creches” de Colinas

Compartilhe
Creches que tiveram recursos liberados em 2010, quando Brandão era deputado federal, começam a ser concluídas em 2022 com chegada das eleições

A prefeita de Colinas, Valmira Miranda, é pivô de um escândalo envolvendo três creches nos povoados de Piquete, Chapadinha e Liberdade. Apesar dos recursos terem sido liberados em 2010, apenas agora as obras começaram a ser concluídas. Em vídeo a prefeita, aliada de Carlos Brandão na cidade, assume que os recursos foram conseguidos por ele quando deputado federal. Com a chegada das eleições, as obras foram retomadas em ritmo acelerado. A população suspeita que as construções tentem camuflar o escândalo envolvendo a prefeita Valmira Miranda, principal aliada do governador Carlos Brandão na cidade.

12 ANOS DE ATRASO

Os recursos foram disponibilizados ainda no primeiro mandato de Valmira Miranda, que governou Colinas entre 2009 e 2012. Na época, Carlos Brandão era deputado federal pelo PSDB. Valmira foi derrotada nas eleições de 2012.

Em 2014 o Fundo Nacional do Desenvolvimento da educação acionou o prefeito que derrotou a aliada de Brandão, Antonio Carlos, pela demora na entrega das obras. Em resposta, o prefeito afirmou que nenhum registro, dado ou documento sobre as três creches foram encontrados na Prefeitura. Para esclarecer a situação, o prefeito baixou o decreto nº 5/2013 criando uma comissão para análise de todos os contratos administrativos e suspendendo todos os pagamentos e contratos, em especial os relativos aos convênios celebrados com o FNDE/MEC.

Em 2015, anos após a liberação dos recursos e após o relato do prefeito, a Polícia Federal instaurou inquérito para apurar a responsabilidade criminal de Valmira Miranda por fraude na aplicação dos recursos destinados à construção de três creches.

A Polícia Federal investigava por que as obras estavam paradas e qual foi o destino de R$ 1.700.000 repassados para a Prefeitura.

CONFISSÃO

No inquérito da Polícia Federal, o engenheiro Felix Bispo da Silva confessou que os recursos foram usados em obras de terceiros durante a gestão de Valmira Miranda. Segundo Bispo, que representa a Construtora Sertão, as obras da unidades escolares foram abandonadas porque parte dos recursos foram desviados para outras construções públicas e de terceiros.

“Não tivemos condições de tocar as obras das creches em virtude de havermos aplicado, embora de maneira errada, parte do dinheiro oriundo das creches em outras obras públicas e de terceiros”, disse o engenheiro à Justiça Federal durante a tramitação do processo.

QUEIMA DE ARQUIVO

Com o apoio de Brandão, já como vice-governador, Valmira voltou a comandar a prefeitura de Colinas. Vídeos revelam a parceria dos dois e mostram que a prefeita assume que a consignação dos recursos se deu por intermédio de Brandão.

Em outro vídeo, Brandão assume que “colaborou” com ações na cidade com emendas “na época em que ele ainda era deputado federal”.

Com a posse de Brandão como governador, as creches que estavam abandonadas entraram em ritmo acelerado de obras.

A suspeita é que Valmira e Brandão estejam atuando para apagar os rastros do que ficou conhecido como o “Escândalo das Creches”.

Compartilhe

Leia mais

Crack Drogas

DROGAS

Álcool leva 85% dos dependentes ao crack no Maranhão
Crack Drogas

DROGAS

Álcool leva 85% dos dependentes ao crack no Maranhão

Deputado Direita

DIREITA

Deputado critica organização de manifestação em São Luís
Deputado Direita

DIREITA

Deputado critica organização de manifestação em São Luís

TCU Respiradores

IRREGULARIDADES

TCU julgará compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste
TCU Respiradores

IRREGULARIDADES

TCU julgará compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Respostas de 5

  1. Siô se esse Brandão for reeleito, ai que vcs vão ver roubo e corrupção. Agora ele acaba com o que sobrar do estado.

  2. Brandão é ficha limpa. Único candidato que ainda é digno de um voto desses candidatos que tem aí . Weverton e Josimar de maranhaozinho . afff. … Lahesio Bomfim se apresenta como o salvador da pátria … vão salvar o Maranhão igual Bolsonaro salvou o Brasil. Só sobrou Brandão.

  3. Eu sou Felix Bispo da Silva, engenheiro citado aqui nesse blog.Todas as denúncias desse processo foram investigadas e apuradas pela justiça. Foram prestados todos os esclarecimentos, mostrou_se a realidade dos fatos. Houve a denuncia por parte do Antônio Carlos prefeito, porém inverídicas, tao inverídicas, que não existe uma só condenação por esse processo. Procurem outro argumento pra tentar chegar a algum lugar nas eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.