Felipe Camarão torna aliança com Brandão impossível

SÃO LUÍS, 2 de junho de 2025 – Não há mais condições para uma candidatura de Felipe Camarão ao governo do Maranhão com o apoio de Carlos Brandão. E a responsabilidade disso é exclusivamente dele, que, apresentado ao rito que fez todos os vices ascenderem ao cargo de substituto do governador, decidiu inovar demais, romper demais, aparecer demais, brigar demais e protagonizar demais. Felipe é uma vítima da própria vaidade inexperiente e da ganância e ressentimento dos outros. Hoje, 2 de junho de 2025, decidiu debochar de Carlos Brandão e assinar o atestado de que ainda é muito mimado e inconsequente para ter confiança. O COMEÇO DO FIM Caso tivesse optado pela reclusão após o fim das eleições de 2022, como todos os vices que assumiram o posto dos titulares sempre o fizeram, tudo indica que hoje Felipe Camarão estaria há poucos meses de uma eleição relativamente fácil. Jovem, inteligente, de perfil conciliador, “gente boa” e sem adversários, tudo indicava que ele seria o sucessor de Carlos Brandão. Só que não…
Carlos Brandão vistoria obras do curso de medicina da Uema

MARANHÃO, 27 de maio de 2025 – O governador do Maranhão, Carlos Brandão, vistoriou na última semana as obras do Complexo de Ciências da Saúde (CCS), futuro campus do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís. Durante a visita, ele destacou a importância da estrutura para a formação de profissionais e anunciou um projeto de lei que destinará metade das vagas a alunos oriundos de escolas públicas. O complexo, que está 84% concluído, deve ser entregue em junho de 2025. Com 16.693 m² de área total, o espaço inclui salas de aula, laboratórios, consultórios e áreas de atendimento. Brandão afirmou que a obra oferecerá estrutura de alta qualidade para um dos cursos mais concorridos do estado.
Parlamentares destacam avanços do governo na saúde e obras

MARANHÃO, 23 de maio de 2025 – Deputados estaduais destacaram, nesta quinta (22), na Assembleia Legislativa do Maranhão, ações e avanços promovidos pelo governo Carlos Brandão (PSB). Os pronunciamentos ocorreram durante a sessão plenária, quando os parlamentares ressaltaram especialmente iniciativas na saúde e infraestrutura. A deputada Cláudia Coutinho (PDT) elogiou a entrega do Complexo Regulador Estadual, localizado no bairro São Francisco, em São Luís. Segundo ela, a nova unidade representa mais que uma estrutura física; simboliza um espaço humanizado que reafirma o compromisso com a vida e a dignidade dos cidadãos. “Digo que esta iniciativa vai muito além de uma estrutura física, que lá estive, uma estrutura perfeita. É, acima de tudo, um ambiente humanizado. Um compromisso renovado com a vida, com a dignidade de cada cidadão” Além disso, Cláudia apontou que o novo equipamento poderá reduzir as filas de espera por cirurgias, especialmente as de alta complexidade. Ela relatou que, como médica e ex-enfermeira reguladora, conviveu com a angústia de buscar leitos adequados para pacientes em estado grave. Já o deputado Neto Evangelista (União) afirmou que os entraves na saúde pública maranhense são comuns em todo o país. No entanto, destacou que o Maranhão oferece um modelo de atendimento singular, com o Estado assumindo responsabilidades além das previstas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Evangelista, poucas unidades da federação operam Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) diretamente sob gestão estadual. Ele sugeriu que os deputados destinem pelo menos 50% das emendas parlamentares para a área da saúde, com o objetivo de ampliar investimentos no setor. Na oportunidade, Eric Costa (PSD) também defendeu a valorização das ações do governo. Para ele, o porte da máquina pública estadual implica em desafios contínuos, principalmente na manutenção de escolas, prédios públicos e rodovias.
Governador Carlos Brandão reforça aproximação com o PT

MARANHÃO, 21 de maio de 2025 – O governador Carlos Brandão declarou publicamente nesta terça (20) seu apoio à possível candidatura de Cricielle Muniz, diretora-geral do IEMA, a deputada estadual em 2026. As afirmações ocorreram durante o Culto de Ação de Graças em comemoração ao aniversário da gestora, reforçando a aproximação do chefe do Executivo com o PT. “Eu não sei quais são os teus planos, mas se for para a Assembleia Legislativa, tem 42 vagas, uma eu tenho certeza que vai ser sua […] Se o teu projeto é ser deputada, das 42, pode ter certeza que só tem 41, porque uma é tua”, afirmou Brandão, dirigindo-se a Cricielle.
Brandão faz novas trocas no alto escalão do governo

MARANHÃO, 17 de maio de 2025 – O governador Carlos Brandão (PSB) promoveu novas mudanças no alto escalão da administração estadual. A ex-prefeita de Santa Luzia, Francilene Paixão de Queiroz — mais conhecida como França do Macaquinho — foi nomeada presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp). A nomeação foi publicada na mais recente edição do Diário Oficial do Estado. França do Macaquinho substitui Sandro Montenegro, que passa a ocupar a diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural da própria agência. A mudança reforça o espaço ocupado pelo Partido Progressistas (PP), do ministro dos Esportes, André Fufuca, dentro do governo Brandão.
Pará Figueiredo contraria Josimar e declara apoio a Brandão

MARANHÃO, 14 de maio de 2025 – O deputado estadual Pará Figueiredo (PL), atualmente no exercício do mandato como suplente, reforçou nesta terça (13) seu apoio político ao governador Carlos Brandão (PSB), contrariando a decisão anunciada pela direção estadual de seu partido. O gesto foi selado durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, em mais um capítulo da reorganização informal da base governista. “Eu venho aqui à tribuna para dedicar meu apoio. Também queria dizer que o grupo Pará Figueiredo vai caminhar junto com o governador em 2026”, declarou o parlamentar.
Disputa no Maranhão esquenta após fala sobre chapa imbatível

MARANHÃO, 14 de maio de 2025 – A sucessão no governo do Maranhão em 2026 ganhou novos capítulos após declarações recentes que reforçaram a tensão entre o governador Carlos Brandão (PSB) e o vice Felipe Camarão (PT), visto como herdeiro político de um ex-governador que hoje ocupa cargo no STF. Em evento em São Luís na última sexta-feira (9), o ministro Flavio Dino brincou sobre uma possível candidatura de Camarão ao governo estadual, sugerindo que o petista formasse chapa com uma professora local, chamando-a de “popular” e garantindo que seria “imbatível”. A fala, tratada como descontraída por aliados, foi interpretada como provocação pelo grupo de Brandão, que vê o vice como um adversário em potencial. O governador tem evitado falar abertamente sobre 2026, mas em discursos recentes deixou recados: “Não vou entregar [o governo] para quem não pode fazer um bom governo. Tem que ser alguém afinado com os nossos amigos”, afirmou Brandão em evento no interior. Em outra ocasião, elogiou um ex-prefeito por ter escolhido um parente como sucessor, dizendo: “A gente não pode entregar para qualquer um”. A declaração foi lida como indireta, já que circula nos bastidores a possibilidade de o governador lançar seu sobrinho, Orleans Brandão (MDB), atual secretário, como candidato. Na oportunidade, o deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), aliado de Brandão, foi direto: “Vejo claramente que o governador não confia no Felipe para sucessão, acha que será perseguido. E tudo indica que isso vai acontecer mesmo”. A desconfiança mútua alimenta a crise entre os grupos. Enquanto petistas defendem Camarão como nome natural à sucessão, o bloco Brandão busca alternativas, como a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), ou mesmo o sobrinho do governador.
Governador Brandão anuncia suspensão da taxa de grãos

MARANHÃO, 14 de maio de 2025 – Durante a abertura da 21ª edição da AgroBalsas, realizada nesta segunda (12), em Balsas, o governador Carlos Brandão anunciou que os produtores rurais do Maranhão estão temporariamente dispensados de pagar a Contribuição Especial de Grãos (CEG) até 31 de julho. A partir de 1º de agosto, a alíquota passará a 0,5%, com previsão de nova elevação para 1% em 2026. Tudo em nome da competitividade, assegura o governo, mesmo após ter criado uma contribuição que, segundo o próprio setor, colocaria a produção maranhense em desvantagem frente aos vizinhos. “O Piauí, por exemplo, cobra 1,2% e nós cobraremos apenas 0,5% a partir de agosto, ou seja, até julho ninguém paga nada”, afirmou Brandão, sem mencionar que o Maranhão partiu de uma cobrança de 1,8% — suspensa por decisão judicial —, e que os produtores do estado enfrentaram semanas de insegurança jurídica e previsões de prejuízos. O governo sustenta que os valores arrecadados com a CEG seriam destinados exclusivamente à recuperação de estradas. “O produtor rural tem tecnologia e produtividade da porteira para dentro. Da porteira para fora, depende das estradas”, justificou Brandão. O detalhe é que, para essa recuperação ocorrer, o setor precisaria primeiro aceitar pagar uma taxa cuja legalidade foi contestada em pelo menos oito ações judiciais. Recentemente, a juíza Teresa Cristina De Carvalho Pereira Mendes concedeu liminar suspendendo a cobrança da CEG, atendendo a um pedido do grupo Terrus S.A., do empresário Ricardo Faria. A magistrada apontou “sérios indícios de inconstitucionalidade”, observando que a nova taxa pode ferir a imunidade tributária sobre exportações e não respeita os critérios da reforma tributária em curso no país. Antes mesmo da suspensão judicial, representantes do agronegócio vinham alertando sobre os danos causados pela cobrança.