
MARANHÃO, 17 de maio de 2025 – O governador Carlos Brandão (PSB) promoveu novas mudanças no alto escalão da administração estadual. A ex-prefeita de Santa Luzia, Francilene Paixão de Queiroz — mais conhecida como França do Macaquinho — foi nomeada presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
A nomeação foi publicada na mais recente edição do Diário Oficial do Estado. França do Macaquinho substitui Sandro Montenegro, que passa a ocupar a diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural da própria agência.
A mudança reforça o espaço ocupado pelo Partido Progressistas (PP), do ministro dos Esportes, André Fufuca, dentro do governo Brandão.
Ligada diretamente ao grupo político do PP, França é esposa do deputado estadual Júnior França. Na eleição municipal de 2024, ela não conseguiu emplacar o sobrinho Wellington França como sucessor na Prefeitura de Santa Luzia. O candidato foi derrotado por Juscelino Marreca.
Além da mudança na Agerp, o governador também nomeou o ex-secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, como delegado titular do 15º Distrito Policial, no bairro Bequimão, em São Luís.