
MARANHÃO, 06 de junho de 2025 – O Maranhão registra um preocupante surto de influenza enquanto apresenta uma das menores taxas de vacinação do Brasil, com apenas 30% do público-alvo imunizado – bem abaixo da meta de 90%.
Dados do Ministério da Saúde revelam que o estado está entre os cinco com pior cobertura vacinal, situação que coincide com o aumento expressivo de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Segundo o boletim InfoGripe da Fiocruz, o Maranhão integra o grupo de 15 estados e do Distrito Federal com níveis alarmantes de SRAG, impulsionados principalmente pelo surto de influenza A.
Especialistas alertam que o baixo índice vacinal contribui diretamente para o crescimento de hospitalizações. Crianças, gestantes e idosos são os grupos mais afetados pela falta de imunização.
Enquanto a média nacional de vacinação contra a gripe não passa de 35,96%, estados como Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Pernambuco também enfrentam cobertura abaixo de 35%.
Diante da crise, autoridades avaliam medidas para ampliar o acesso às vacinas, incluindo a liberação da imunização para toda a população em algumas capitais.