BLOQUEIO

STF bloqueia emendas do Maranhão por falta de transparência

Compartilhe
STF Maranhão
Ministro do STF bloqueou recursos devido à ausência de novas regras de transparência na aplicação dos valores, afetando universidades e fundações de apoio.

BRASÍLIA, 1º de abril de 2025 –  O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou nesta terça (1º) o bloqueio de emendas parlamentares destinadas ao governo do Maranhão. A decisão do ministro do STF foi motivada pela ausência de novas regras de transparência na liberação e aplicação dos recursos.

O governo estadual não encaminhou os regulamentos exigidos, impedindo o uso do dinheiro em instituições de ensino e fundações de apoio.

Com a medida, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (Fapema) estão entre os órgãos impactados. Além do Maranhão, outros estados também tiveram emendas bloqueadas, incluindo Acre, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.

O bloqueio faz parte de uma iniciativa de garantir maior transparência na distribuição de recursos provenientes de emendas parlamentares.

O pedido para o envio das regras foi feito no início de janeiro, mas apenas 12 estados atenderam à exigência dentro do prazo estipulado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x