BRASIL, 20 de agosto de 2024 – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aumentou em cinco vezes seus investimentos em propaganda entre janeiro e julho de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. Neste ano, o banco gastou R$ 32,4 milhões, contra R$ 6,2 milhões no ano anterior.
Sob a presidência de Aloizio Mercadante, ex-senador do PT, os recursos foram aplicados em veículos governistas, redes sociais, Google, Facebook, Beach Park, Financial Times, Economist, entre outros.
Uma parte significativa do valor foi destinada à “mídia exterior”, como cartazes e outdoors em aeroportos e pontos de ônibus.
No ano de 2023, o BNDES desembolsou R$ 38,8 milhões em publicidade, com a maior parte dos gastos concentrada em dezembro, quando foram gastos R$ 30,7 milhões.
Em julho, durante o evento States of the Future, no Rio de Janeiro, Mercadante afirmou que o Brasil sente saudade da ex-presidente Dilma Rousseff, que hoje lidera o Novo Banco de Desenvolvimento (Brics). Ele destacou a honra de contar com sua presença no evento.
Enquanto o BNDES intensifica seus investimentos, outras esferas dos Poderes enfrentam disputas sobre emendas parlamentares e auxílio-moradia. A comissão mista de Orçamento recusou um crédito de R$ 1,3 bilhão para o Judiciário, enquanto o STF suspendeu as emendas impositivas.