
BRASÍLIA, 10 de abril de 2025 – A bancada bolsonarista está a cinco assinaturas de garantir a urgência para votação do PL da Anistia na Câmara, mas dois nomes do próprio PL parecem não estar com pressa: os maranhenses Josimar Maranhãozinho e Detinha.
Enquanto o requerimento já conta com 252 apoios (eram 160 no início da semana), o “Casal Moral” ainda não assinou o documento, segundo apuração do portal Metrópoles.
Apesar do esforço liderado por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que defende a anistia como “pauta de pacificação”, quatro deputados do partido seguem “faltosos” – incluindo Josimar e Detinha. Os outros são Antonio Carlos Rodrigues (SP) e João Carlos Bacelar (BA).
Enquanto isso, a oposição acusa o presidente Arthur Lira (PP-AL) de tentar atrasar a votação para negociar um texto “meio-termo” com o governo. Líderes do PL, porém, acreditam que, com as 257 assinaturas, Lira não poderá barrar o requerimento.
A expectativa é fechar o apoio até amanhã (12) – ainda que o primeiro casal de deputados federais do Brasil evite colocar a caneta no papel.