
BRASÍLIA, 09 de abril de 2025 – Alguns deputados federais do Maranhão já assinaram o requerimento de urgência para votação do projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A medida pode levar a proposta diretamente ao Plenário da Câmara dos Deputados, sem análise prévia pelas comissões.
A mobilização pelo projeto foi intensificada nesta semana com a mudança de estratégia da oposição, que abandonou a obstrução e passou a pressionar parlamentares a apoiar o requerimento de urgência para votação do projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro.
O Partido Liberal (PL) lidera a iniciativa, que já conta com mais de 200 assinaturas, incluindo 116 de deputados ligados à base do governo federal.
Se o documento atingir 257 assinaturas ou o apoio de líderes que representem esse número de parlamentares, a proposta pode seguir diretamente para votação em plenário. A lista mais recente dos signatários foi atualizada na noite de terça (8).
Entre os deputados maranhenses que assinaram o requerimento estão Allan Garcês (PP), Aluisio Mendes (Republicanos) e Josivaldo Jp (PSD).