INDÚSTRIA MARANHENSE

Mais de 100 mil atuam na construção civil no MA em 2025

Compartilhe
construção civil
Dados da Fiema e do Caged apontam que, em março de 2025, setor da construção civil concentrou 23,6% das novas vagas da indústria no Maranhão.

MARANHÃO, 03 de junho de 2025 – Mais de 104 mil pessoas atuavam na construção civil no Maranhão até março de 2025, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O dado confirma a relevância do setor na geração de empregos formais. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 23,6% das vagas industriais abertas no estado naquele mês foram para obras de construção de prédios.

Além disso, a formalização de trabalhadores tem crescido. Atividades antes desempenhadas sem vínculo formal estão sendo registradas com carteira assinada. Esse avanço, conforme a Fiema, tem fortalecido a estrutura da indústria da construção e elevado seu grau de profissionalização.

Entre as empresas atuantes no setor, destaca-se a MRV, maior construtora da América Latina. Em 2024, a companhia contratou 446 profissionais para obras no estado.

O volume de admissões acompanha o ritmo de lançamentos da empresa no Maranhão, como o Dunas do Horizonte, inaugurado em março em São José de Ribamar, e o Torres dos Franceses, lançado em maio em São Luís.

As contratações ocorreram ao longo de todo o ano de 2024, com maior intensidade nos meses de fevereiro (79), julho (74) e abril (62). As funções mais ofertadas foram para serventes (185), pedreiros (74), montadores de formas metálicas (45), armadores (24) e carpinteiros (21).

Outros cargos incluíram eletricistas, pintores, bombeiros hidráulicos, estagiários e profissionais de áreas técnicas e administrativas.

Segundo o gestor de obras da MRV, Yuri Andrade, também foram disponibilizadas vagas para engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, ajudantes de obra e outras funções operacionais.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x