DECISÃO

Juíza tira sigilo de investigação contra prefeito maranhense

Compartilhe
Prefeito decisão
Juíza tira sigilo de investigação contra prefeito de Nova Olinda do Maranhão. Decisão libera acesso aos autos que apuram compra de votos, aliciamento e ameaças.

BRASÍLIA, 27 de março de 2025 –  A juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, da 80ª Zona Eleitoral, retirou o sigilo do processo de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Meneses (PP). O gestor é acusado de compra de votos, aliciamento, intimidação e ameaça a eleitores nas eleições municipais do ano passado.

A decisão, publicada em 13 de outubro, foi baseada na inexistência de justificativa legal para o segredo de justiça. Em seu despacho, a magistrada determinou a imediata remoção do sigilo processual pelo Cartório Eleitoral ou pela Secretaria Judiciária.

A juíza destacou que o interesse público prevalece na investigação eleitoral. Segundo ela, restringir o acesso do Ministério Público à coleta de provas e testemunhos não seria razoável. A AIJE, por ter natureza cível, não comporta a análise de condutas criminais, previstas nos artigos 301 e 326-B do Código Eleitoral.

A magistrada sugeriu que o Ministério Público instaure investigação própria se entender cabível.

OPERAÇÃO CANGAÇO ELEITORAL

Em dezembro do ano passado, a Polícia Federal deflagrou a Operação ‘Cangaço Eleitoral’ para investigar compra de votos e ameaças em Nova Olinda do Maranhão. Três pessoas foram presas, incluindo o vice-prefeito Ronildo da Farmácia (MDB), o sogro do prefeito e a então secretária de finanças do município.

A PF apontou indícios de uso de dinheiro público para a compra de votos.

Durante a operação, Ary Meneses foi considerado foragido. Ele se apresentou à PF dois dias depois e cumpriu prisão temporária de três dias, sendo liberado em seguida.

O caso ganhou repercussão nacional após ser destaque no programa Fantástico, quando um eleitor relatou ter vendido o voto em troca de telhas, sacos de cimento e madeira após sofrer ameaças.

Ary Meneses foi eleito com uma diferença de apenas dois votos em relação à segunda colocada, Thaymara Amorim (PL). Com 14 mil habitantes, Nova Olinda do Maranhão registrou uma das eleições mais acirradas do país.

Compartilhe

Leia mais

Deputado 8 de janeiro

NOTA PÚBLICA

Aluísio Mendes emite nota e reafirma apoio à anistia
Deputado 8 de janeiro

NOTA PÚBLICA

Aluísio Mendes emite nota e reafirma apoio à anistia

Maranhão infraestrutura

INFRAESTRUTURA

Mais de 20% vivem sem pavimentação no Maranhão, diz IBGE
Maranhão infraestrutura

INFRAESTRUTURA

Mais de 20% vivem sem pavimentação no Maranhão, diz IBGE

Anistia maranhense

VAI E VOLTA

Maranhense recua e depois volta a apoiar urgência da anistia
Anistia maranhense

VAI E VOLTA

Maranhense recua e depois volta a apoiar urgência da anistia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.