SÃO LUÍS, 26 de janeiro de 2024 – A procuradora do Ministério Público de Contas (MPC), Flávia Gonzalez Leite, tomou posse como a primeira conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), em uma Sessão Plenária Extraordinária realizada nesta quinta (25).
A cerimônia, presidida pelo conselheiro Marcelo Tavares Silva, contou com a presença de autoridades como o Governador Carlos Brandão e a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale. Flavia Gonzalez é a primeira mulher a exercer o cargo em 77 anos de existência da instituição.
Em seu discurso de posse, Flávia Gonzalez destacou o caráter histórico da nomeação e comprometeu-se com um exercício ético e harmonioso das novas atribuições.
“Digo-lhes, com humildade, que compreendo a responsabilidade imanente à nova missão assumida hoje, porém nunca incorporada como peso, mas sim com a leveza de quem está imbuída dos melhores propósitos no sentido de contribuir para o controle externo maranhense.”
Flávia Gonzalez também homenageou mulheres que enfrentaram desafios semelhantes, rompendo barreiras em um passado recente.
Ela citou exemplos inspiradores como Lindalva Torquato Fernandes, a primeira mulher a ocupar o cargo de conselheira no Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, e outras figuras notáveis.
A conselheira agradeceu ao governador Carlos Brandão pela escolha, ao presidente do TCE, Marcelo Tavares, pelo apoio institucional, aos colegas de trabalho e familiares pelo suporte em sua trajetória.
O governador destacou a competência de todos os membros do Ministério Público de Contas, ressaltando a oportunidade histórica de escolher a primeira mulher para a cúpula da corte de contas maranhense.
Flavia Leite, natural de São Luís, é graduada em Direito pela UFMA e possui pós-graduações em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Ingressou no MPC em 2007, exercendo o comando da instituição por dois mandatos, além de ter atuado em diversos cargos na advocacia.