CERTAME MILIONÁRIO

Finalistas de licitação dos Correios têm elo com escândalos

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Correios rombo
Rombo dos Correios chega a R$ 3,2 bi. Estatal vai gastar R$ 380 mi com publicidade em 1 ano. Três agências têm ligações com investigações envolvendo o PT.

BRASÍLIA, 28 de março de 2025 –  Os Correios vão concluir, na 1ª semana de abril, uma licitação de R$ 380 milhões para gastar por ano com publicidade. A estatal divulgou em 13 de março os nomes das 4 agências finalistas –leia a íntegra do comunicado e a do edital. Três delas têm ligação com algum escândalo do passado envolvendo o PT.

A licitação milionária é realizada em um momento ruim para os Correios financeiramente. A empresa fechou 2024 com um rombo de R$ 3,2 bilhões –o 2º ano do governo do presidente Lula (PT) foi o pior da história para as estatais. Só em janeiro de 2025, o rombo estimado da estatal federal foi de R$ 424 milhões.

Eis os nomes das 4 agências de publicidade finalistas pela ordem de colocação na licitação dos Correios:

Cálix Comunicação e Publicidade Ltda;
Filadélfia S.A;
Puxe Comunicação Ltda;
Jotacom Comunicação e Publicidade Ltda.
Das 4 citadas acima, Cálix, Filadélfia Comunicação e Puxe tiveram, em algum momento do passado, alguém ligado ou citado em um escândalo envolvendo o PT –partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O processo está na etapa de análise de recursos das agências desclassificadas. Caso algum seja aceito, o certame pode se alongar para além da 1ª semana de abril.

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PUBLICIDADE E PATROCÍNIO

Desde 2022, os Correios não têm um contrato ativo de publicidade. O ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) decidiu não renovar os acordos anteriores por entender que não havia sentido em dar publicidade a uma das empresas mais presentes no país.

Quando se trata de patrocínio, a história é outra. O infográfico a seguir mostra que os Correios passaram a gastar com esse tipo de despesa assim que Lula assumiu o Planalto:

Os Correios enfrentam uma crise financeira desde que o atual presidente, o advogado Fabiano Silva dos Santos, 47 anos, assumiu o comando da estatal.

OUTRO LADO

Eis a íntegra da resposta dos Correios:

“O processo de licitação para publicidade dos Correios segue estritamente as normas legais e os critérios estabelecidos no edital.

“Atualmente, está em fase de julgamento das propostas técnicas e análise de recursos.

“A próxima etapa é a abertura das propostas de preços, seguida da análise dos documentos de habilitação. Somente após a conclusão dessas fases, as agências vencedoras serão oficialmente definidas.

“Os Correios são rigorosos no cumprimento da legislação e das normas de integridade. Caso sejam identificadas quaisquer irregularidades que comprometam a idoneidade de uma empresa classificada, todas as medidas cabíveis serão adotadas, incluindo desclassificação e demais sanções previstas na lei.”

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