
SÃO LUÍS, 29 de janeiro de 2025 – O governo Lula (PT) retomou investimentos em propaganda dos Correios, três anos após Jair Bolsonaro (PL) reduzir drasticamente os gastos com comunicação. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
A estatal enfrenta um cenário financeiro crítico, com prejuízos superiores a R$ 2 bilhões acumulados nos primeiros nove meses de 2024. Em 2023, o déficit foi de R$ 600 milhões.
Apesar disso, os Correios destinaram R$ 33,7 milhões a patrocínios diversos, incluindo a Confederação Brasileira de Ginástica, eventos como o Lollapalooza, a turnê de Gilberto Gil, os Jogos Universitários Brasileiros, o Tour do Rio de Ciclismo e o Sertões.
O montante é inferior ao valor previsto no relatório de gestão da empresa, que estabelece R$ 380 milhões para publicidade e propaganda em 2024. A expectativa é de que esse valor aumente em 2025.
Além da retomada dos investimentos em publicidade, os Correios estão desembolsando mais de R$ 200 milhões em bonificações a seus cerca de 80 mil funcionários. O benefício, negociado em convenção coletiva e apelidado de “vale-peru”, concede R$ 2,5 mil por trabalhador.
Os gastos em comunicação dos Correios passaram por uma queda acentuada após o governo de Dilma Rousseff (PT). Em 2016, último ano de seu mandato, a estatal investiu R$ 114 milhões em publicidade.
Sob Michel Temer (MDB), os valores caíram para R$ 17,3 milhões em 2017 e R$ 15,5 milhões em 2018. Durante a gestão de Bolsonaro, a despesa foi ainda mais reduzida, variando de R$ 4,1 milhões em 2019 a apenas R$ 265 mil em 2022.
Em 2024, o patrocínio saltou de R$ 3,3 milhões no primeiro ano do governo Lula para R$ 33,7 milhões.