MARANHÃO

Diagnóstico de autismo atinge mais de 75 mil pessoas no MA

Compartilhe
IBGE diagnóstico
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 1,1% da população do Maranhão possui diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA).

MARANHÃO, 26 de maio de 2025 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta (23), números inéditos sobre o transtorno do espectro autista (TEA) no país. No Maranhão, 75.283 pessoas têm diagnóstico confirmado, o equivalente a 1,1% da população local.

Os dados fazem parte de um estudo amplo que também apontou que 7,3% dos brasileiros acima de dois anos possuem alguma deficiência.

No Brasil, mais de 2,4 milhões de indivíduos declararam ter TEA. Além disso, o Maranhão registra 536 mil pessoas com deficiência, seja física, intelectual ou sensorial. Na capital São Luís, o autismo atinge 15.290 habitantes, representando 1,5% dos moradores.

Essas informações são consideradas essenciais para direcionar ações governamentais, principalmente em regiões com menos acesso a tratamentos especializados.

Apesar da relevância dos números, entidades que defendem os direitos de pessoas com autismo alertam que a realidade pode ser ainda maior.

Muitos casos ainda não têm diagnóstico formal, especialmente em áreas com menor estrutura de saúde.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x