DESTRUIÇÃO RECORDE

Brasil é responsável por 70% da perda de florestas do mundo

Compartilhe
Florestas brasil
Brasil é responsável por 70% da perda de florestas do planeta, diz ONU. O estado de conservação das florestas do mundo continua a ser preocupante.

BRASIL, 21 de outubro de 2025 – Apesar de algumas melhorias na última década, o estado de conservação das florestas do mundo continua a ser preocupante, de acordo com um comunicado da FAO, agência da ONU para a agricultura, divulgado nesta terça (21).

O desmatamento e os incêndios – principais responsáveis pela redução da área florestal mundial – diminuíram, mas o processo de desmatamento ainda é muito rápido, especialmente no Brasil.

Levando em conta as plantações florestais, a “perda líquida” de florestas é de 4,12 milhões de hectares por ano no período de 2015 a 2025, ou seja, duas a três vezes menos do que na década de 1990-2000.

Mas “os ecossistemas florestais em todo o mundo ainda enfrentam dificuldades, com um ritmo atual de desmatamento ainda muito elevado, de 10,9 milhões de hectares por ano”, escreve a FAO na sua “Avaliação dos Recursos Florestais Mundiais” quinquenal.

Isso equivale a mais de 12 km² de florestas destruídas a cada hora.

Mencionando a “complexidade das dinâmicas no uso da terra”, o documento da FAO não fornece, no entanto, razões detalhadas para o desmatamento. A maior parte ocorre nas zonas tropicais, onde se concentra 88% do desmatamento mundial, especialmente na Amazônia, onde a agricultura exerce a maior pressão.

O Brasil é responsável por mais de 70% dessa perda líquida, com 2,94 milhões de hectares por ano, embora concentre 12% das florestas do planeta. “O Brasil registrou uma redução significativa no ritmo da perda líquida de florestas”, observa a FAO.

Ela foi quase reduzida pela metade (queda de 49%) em comparação à última década do século 20.

Continue lendo…

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x