DESMATAMENTO

Degradação florestal na Amazônia cresce quase 500% em 2024

Compartilhe
Amazônia Desmatamento
Estudo do MapBiomas revela que a degradação florestal na Amazônia atingiu 36,3 mil km² em 2024, impulsionada pelas queimadas.

BRASIL, 27 de janeiro de 2025 – A degradação florestal na Amazônia Legal aumentou 497% em 2024, alcançando 36,3 mil km², de acordo com dados divulgados pelo MapBiomas. O principal fator desse crescimento foi o aumento de quase 80% nas queimadas em relação a 2023, afetando uma área superior a 30 milhões de hectares, predominantemente coberta por vegetação nativa.

As queimadas registradas em 2024 tornam este o pior cenário observado pelo MapBiomas desde o início do monitoramento, em 2019. O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, informou que a quantidade de árvores perdidas equivale a mais de mil campos de futebol por dia.

A metodologia utilizada pelo SAD é diferente da adotada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio da Coordenação-Geral de Observação da Terra.

A degradação foi mais intensa nos meses de agosto e setembro, quando o aumento superou 1.000%. O SAD, que realiza monitoramento desde 2008 com satélites da Nasa e da Agência Espacial Europeia, acompanha áreas devastadas a partir de 1 hectare.

O período analisado vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte, coincidindo com a estação de menor cobertura de nuvens na região.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x