LEVANTAMENTO

Apenas 17 dos 193 países têm mulheres no poder

Compartilhe
países mulheres
Dos 193 países reconhecidos internacionalmente pela ONU (Organização das Nações Unidas), só 17 têm uma mulher no comando do Executivo.

MUNDO, 8 de março de 2025 – Dos 193 países reconhecidos internacionalmente pela ONU (Organização das Nações Unidas), só 17 têm uma mulher no comando do Executivo. Países como Ilhas Marshall e México, por exemplo, elegeram mulheres para o cargo pela 1ª vez em sua história em 2024. Contudo, o paradigma masculino ainda é difícil de romper.

A população global estimada em 2024 foi de 8,1 bilhões de pessoas, sendo aproximadamente 49,51% mulheres –cerca de 4,01 bilhões, segundo a CIA World Factbook. Isso significa que só uma em cada 235,9 milhões de mulheres no mundo ocupa o cargo máximo de liderança política de um país.

De janeiro de 2024 a 8 de março, só 7 mulheres chegaram ao posto de chefes de suas nações, de acordo com um levantamento do Poder360.

O cenário global de líderes femininas em cargos eletivos mostra uma forte presença de mulheres no comando de diferentes países, mas distribuídas de forma desigual no espectro ideológico.

A ACEITAÇÃO DE LÍDERES FEMININAS 

Além das mulheres que governam de facto seus países, em 12 nações e no Vaticano mulheres ocupam cargos de chefia de Governo e de Estado com status cerimoniais. Em outras, há limitações institucionais ou políticas.

Países como Eslovênia, Grécia, Índia, Malta e Trindade e Tobago tem a presidência como um cargo majoritariamente simbólico, sem autoridade real sobre a política do país. O chefe de Governo (geralmente o primeiro-ministro) é quem detém o controle executivo. No Congo, por outro lado, a primeira-ministra não detém controle efetivo sobre o governo –e sim o presidente. 

Já no Kosovo e no Vaticano, há desafios de reconhecimento internacional ou disputas sobre a legitimidade do governo, atualmente liderado por mulheres. No caso de Liechtenstein, a primeira mulher foi eleita presidente há 3 semanas, mas a transição ainda não foi realizada.

Assim, embora a presença de mulheres nesses cargos seja significativa, o impacto real de seu poder varia conforme o contexto político de cada país.

Continue lendo…

Compartilhe

Leia mais

Coren-MA eleição

ELEIÇÃO

Gestão do Coren-MA é investigada por supostas falsificações
Coren-MA eleição

ELEIÇÃO

Gestão do Coren-MA é investigada por supostas falsificações

STF Fux

SÃO LUÍS

STF rejeita recurso e mantém promoção para servidores de SLZ
STF Fux

SÃO LUÍS

STF rejeita recurso e mantém promoção para servidores de SLZ

Gone dama

PRIMEIRA-DAMA

Gonet arquiva denúncias sobre gastos de Janja em viagens
Gone dama

PRIMEIRA-DAMA

Gonet arquiva denúncias sobre gastos de Janja em viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.