
BRASIL, 15 de maio de 2025 – Em apenas um dia de funcionamento do sistema de contestação de descontos indevidos, 473.940 segurados do INSS declararam não reconhecer cobranças feitas por entidades associativas em seus benefícios.
Os dados, atualizados até as 16h desta quarta (14), mostram que 98,6% dos 480.660 pedidos abertos rejeitaram os valores descontados.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que as 41 entidades envolvidas terão 15 dias úteis para comprovar vínculos com os beneficiários ou devolver os valores ao Tesouro Nacional. “O ressarcimento será feito diretamente na conta em que o segurado recebe o benefício”, explicou.
Como contestar:
Os pedidos devem ser feitos exclusivamente por:
- Aplicativo Meu INSS
- Site da Previdência (Meu INSS)
- Telefone 135
Não há prazo limite para contestar, mas as entidades devem regularizar sua situação em duas semanas. Caso não comprovem a autorização do desconto, o valor será restituído.
A Dataprev criou um sistema para que as associações apresentem a documentação. Após análise, o segurado poderá aceitar ou recusar a comprovação. Se o desconto for considerado irregular, a entidade terá de pagar via Guia de Recolhimento à União (GRU).
O INSS já bloqueou R$ 1 bilhão em contas de entidades suspeitas, e a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou o congelamento de mais R$ 2,5 bilhões. A prioridade é que “o fraudador pague pelo prejuízo”, destacou Waller.
Atendimento concentrado no digital
- 93,7% dos pedidos (450.426) vieram do Meu INSS (app ou site).
- 6,3% (30.234) foram via Central 135.
- O INSS não prevê, por ora, ampliar o atendimento presencial – hoje restrito a perícias médicas.
O órgão monitorará a demanda e avaliará a necessidade de parcerias com Caixa ou Correios para alcançar municípios sem agências próprias.