Vacina contra a gripe estará disponível nos terminais de São Luís
SÃO LUÍS, 30 de abril de 2024 – Os terminais de integração de São Luís vão ter pontos de vacinação contra a influenza (gripe), neste mês de maio, exclusivamente para pessoas que estão incluídas no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A ação faz parte da campanha de vacinação contra a gripe, promovida pela Prefeitura de São Luís. Segundo a prefeitura, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso às salas de vacinação, considerando que os Terminais de Integração são locais de grande circulação de pessoas. A ação vai ser realizada em conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Liminar do STF pode impactar empresas a partir de maio
BRASÍLIA, 30 de abril de 2024 – A suspensão da desoneração da folha de pagamento, determinada pelo ministro Cristiano Zanin do STF, pode afetar 17 setores já a partir de 20 de maio. A medida, que suspendeu trechos da lei que prorrogava a desoneração, obteve apoio de cinco ministros, com Luiz Fux pedindo vista do caso. Empresas enfrentam incerteza sobre recolhimento e possíveis autuações. Segundo especialistas, as empresas têm poucas opções antes do próximo recolhimento, referente a abril: recolher o valor cheio em maio e depois solicitar a devolução, caso a desoneração volte a valer, ou depositar o valor em juízo. O não recolhimento poderia acarretar em autuação da Receita em caso de fiscalização.
Aprovado PL de Fernando Braide de Combate ao Câncer de Mama
MARANHÃO, 30 de abril de 2024 – A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou uma política estadual voltada para o combate ao câncer de mama, uma iniciativa liderada pelo deputado estadual Fernando Braide (PSD). O objetivo é fortalecer as estratégias de prevenção, tratamento e apoio aos pacientes e familiares afetados pela doença. A nova legislação estabelece diretrizes claras para a Política Estadual de Combate ao Câncer de Mama, visando promover o conhecimento e a educação preventiva sobre a doença, incentivar a pesquisa e novos métodos de tratamento, além de garantir qualidade de vida e dignidade para os afetados.
MPMA inicia investigação sobre crimes na Feira da Cohab
SÃO LUÍS, 30 de abril de 2024 – O Ministério Público do Maranhão (MPMA) deu início a uma investigação sobre uma série de crimes e irregularidades na Feira da Cohab, localizada em São Luís. A ação foi iniciada após uma denúncia feita pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), no começo de março, que apontou o aumento da criminalidade e outras práticas ilícitas no mercado municipal. O promotor de Justiça Celso Fernandes Coutinho converteu a denúncia em procedimento administrativo, visando apurar os acontecimentos relatados.
Escola da Rede Estadual de Ensino do MA pega fogo em Imperatriz
IMPERATRIZ, 30 de abril de 2024 – Um incêndio destruiu parcialmente o Centro de Ensino Governador Archer, localizado em Imperatriz, na madrugada do domingo (28). As chamas atingiram a sala do auditório da escola e parte do telhado da sala dos professores. Não houve registro de feridos, apenas danos materiais. Segundo relatos do vigilante da escola, o incêndio teria começado após um curto-circuito em um dos ventiladores da instituição de ensino. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo, evitando que se alastrasse para outras áreas do prédio. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Atualiza MA (@atualizama) Na segunda (29), uma equipe da Defesa Civil Municipal compareceu ao local para inspecionar as salas afetadas e emitiu um laudo técnico, cujas conclusões serão fundamentais para determinar as medidas a serem tomadas para a reconstrução e garantia da segurança da estrutura. A gestão da escola informou que cerca de 730 estudantes estão matriculados na unidade de ensino. Enquanto aguardam as conclusões das perícias sobre as causas do incêndio, as aulas foram suspensas como medida preventiva. “Quanto à questão das aulas, aguardamos o pronunciamento da Defesa Civil para retornar com a segurança”, afirmou a gestora Ademária Batista. O comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Imperatriz, Isael Chaves, destacou a importância da vigilância adequada em prédios públicos e privados para prevenir situações como essa.
Bandidos explodem agência do Banco do Brasil no interior do MA
ROSÁRIO, 30 de abril de 2024 – Na madrugada desta terça (30), a cidade de Rosário, localizada no interior do Maranhão, foi palco de um ataque criminoso. Na oportunidade, bandidos armados explodiram a agência do Banco do Brasil. Os criminosos utilizaram explosivos para arrombar os caixas eletrônicos, mas, apesar da violência da explosão, não conseguiram levar nenhuma quantia em dinheiro. Apesar de não haver registro de feridos no incidente, a agência bancária ficou parcialmente destruída, gerando prejuízos materiais e deixando os moradores preocupados com a segurança na região.
Suspeito de homicídio é solto por falta de delegado em Bacabal
BACABAL, 30 de abril de 2024 – Um suspeito de tentativa de homicídio foi liberado pela polícia militar devido à ausência de agentes da polícia civil na delegacia regional, no município de Bacabal. ???? Policiais liberam suspeito de homicídio por falta de agentes em delegacia regional de Bacabal. pic.twitter.com/vk0VWSWART — Atualiza MA (@atualizama) April 30, 2024 O professor de Direito Penal e Processo Penal, Geovane Moraes, apontou que tal situação deixa as autoridades em uma encruzilhada, pois, se a polícia mantém o suspeito sob custódia sem a presença da polícia civil, poderia ser considerado abuso de autoridade. Por outro lado, ao liberar o suspeito, há o risco de colocar a coletividade em perigo. A falta de estrutura e de efetivo nos órgãos de segurança pública é um problema recorrente em muitas regiões do país, comprometendo a capacidade de resposta e investigação dos casos criminais.
Secretário de Cultura deve ir à Câmara explicar caso Juju e Cacaia
SÃO LUÍS, 30 de abril de 2024 – A Câmara de São Luís aprovou a convocação do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, para prestar esclarecimentos sobre o contrato firmado entre a prefeitura e o instituto Juju e Cacaia “Tu és uma bênção” para a realização do carnaval e pré-carnaval promovidos pelo executivo municipal. A audiência está marcada para o dia 6 de maio e foi solicitada pelo Coletivo Nós (PT). O contrato em questão, no valor de quase R$ 7 milhões, foi firmado no início do ano entre a prefeitura de São Luís e o instituto Juju e Cacaia “Tu és uma bênção”, para realizar o pré-carnaval e o evento “Cidade do Carnaval”. O instituto, que tem sede na Cidade Olímpica, foi contratado para organizar as festividades. No entanto, o contrato gerou controvérsias desde o início.