opções

Domingos Paz pede afastamento de vereadora que o denunciou

Domingos Paz

SÃO LUÍS, 24 de abril de 2024 – O vereador Domingos Paz usou a tribuna nesta terça (24) para pedir o afastamento da vereadora Silvana Noely por falsificar provas e comprar supostas vítimas que o acusam de assédio e estupro. A vereadora é uma das responsáveis pelas acusações de assédio sexual contra ele. O parlamentar mostrou dois vídeos em que, segundo ele, as vítimas afirmam que Silvana Noely pagou cerca de R$ 1.500 para acusar o parlamentar dos crimes. Durante o seu discurso, Domingos Paz afirmou que, “Deus não deixará eu ser penalizado por mentiras. Ele tem falado ao meu coração, confia em Mim que a última palavra é minha”. “Representarei esta vereadora no Conselho de Ética pra nunca mais ela fazer isso com minha família, com meus eleitores, meus amigos. Jogar o meu nome na lama. Qual a motivação disso?! Pra quê tanta calúnia?!” Disse Domingos Paz.

Lista tríplice do MPMA para desembargador do TJMA é definida

TJMA MPMA

SÃO LUÍS, 24 de abril de 2024 – O Tribunal de Justiça do Maranhão concluiu nesta quarta (24) a seleção da lista tríplice do MPMA para o preenchimento da vaga do Quinto Constitucional no cargo de desembargador do TJMA. Dos seis candidatos, três foram selecionados para compor a lista que será encaminhada ao governador Carlos Brandão (PSB), responsável pela nomeação do novo membro da Corte estadual.

Interdição do Castelão deixa Sampaio e Moto sem estádio

Castelão estádio

SÃO LUÍS, 24 de abril de 2024 – A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão anunciou a interdição do estádio Castelão para reparos em seu gramado. A medida foi confirmada pelo secretário Naldir Lopes, nesta quarta (24). “É evidente como o gramado está comprometido devido à alta frequência de jogos. Não houve tempo para sua recuperação. A empresa responsável solicitou um período para os reparos e, autorizei. O Castelão ficará interditado por 10 a 15 dias para resolver este problema visível.” Entretanto, essa interdição causa um impasse, pois o Castelão tem dois jogos agendados para times maranhenses neste fim de semana no Brasileirão. O Sampaio enfrentaria o Figueirense no sábado, às 17h, pela Série C, enquanto o Moto jogaria contra o Tocantinópolis, às 16h, pela Série D. Uma opção seria o estádio Nhozinho Santos, porém não recebe partidas devido à falta de laudos. O Maranhão Atlético Clube (MAC) também pode ser afetado caso a interdição ultrapasse os dez dias iniciais. Sua partida contra o River, marcada para 4 de maio no Castelão, às 16h, precisaria de outro local. Romário Barros, secretário de esporte de São Luís, informou que o Nhozinho Santos não estará pronto para receber jogos neste fim de semana, aguardando uma vistoria para determinar a data de reabertura. Alternativas estão sendo consideradas, como permitir partidas sem público ou obter um laudo provisório através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A FMF não se pronunciou até o momento, enquanto os jogos seguem marcados no Castelão pela CBF.

Professores da rede pública de ensino protestam em São Luís

Protesto professores

SÃO LUÍS, 24 de abril de 2024 – Professores das redes municipal e estadual de ensino, da UFMA, COLUN, Institutos Federais e técnicos (as) administrativo se uniram nesta quarta (24) na Praça Deodoro para defender a qualidade do ensino público, em meio à Semana Nacional de Defesa e Promoção da Educação Pública, uma mobilização nacional até 26 de abril. Desde 18 de março, técnicos da Universidade Federal do Maranhão estão em greve, juntando-se aos professores das universidades federais desde 15 de abril. As reivindicações incluem recomposição do orçamento das universidades, reestruturação de carreira e reajuste salarial.

MA segue com maior taxa de pobreza do país, diz estudo do IJSN

Maranhão pobreza

BRASIL, 24 de abril de 2024 – As taxas de pobreza e extrema pobreza do Brasil caíram em 2023, aponta estudo do IJSN (Instituto Jones dos Santos Neves). A análise do IJSN foi produzida a partir de dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua): Rendimento de Todas as Fontes 2023. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a Pnad na sexta (19). Conforme o IJSN, o único estado com variação positiva da taxa de pobreza foi o Acre (0,4 ponto percentual). O indicador local passou de 51,1% em 2022 para 51,5% em 2023. Isso significa que mais da metade da população do Acre era considerada pobre. O outro estado com taxa superior a 50% foi o Maranhão. O indicador baixou de 56,8% em 2022 para 51,6% em 2023, uma redução aproximada de 5,1 pontos percentuais. Apesar da queda, o Maranhão seguiu com a maior taxa de pobreza do Brasil (51,6%), seguido pelo Acre (51,5%). Por outro lado, os menores percentuais de 2023 foram registrados em Santa Catarina (11,6%) e Rio Grande do Sul (14,4%). Em São Paulo, o estado mais populoso do país, o indicador foi de 16,5%. Extrema pobreza cai no Brasil e em 25 estados No Brasil, a taxa de extrema pobreza caiu de 5,9% em 2022 para 4,4% em 2023. A redução foi de 1,5 ponto percentual. De acordo com o IJSN, os únicos locais com variações positivas nas taxas de extrema pobreza foram Rondônia (0,3 ponto percentual) e Distrito Federal (0,2 ponto percentual). Os maiores indicadores foram registrados pelo estudo no Acre (13,2%), no Maranhão (12,2%) e no Ceará (9,4%). Por outro lado, Rio Grande do Sul (1,3%), Goiás (1,3%) e Santa Catarina (1,4%) registraram as menores taxas de extrema pobreza em 2023. Em São Paulo, o percentual foi de 2,2%.

Falta de vacinas em São Luís atrasa imunização contra Covid-19

Vacina SLZ

SÃO LUÍS, 24 de abril de 2024 – A cidade de São Luís enfrenta escassez em relação à vacinação contra a COVID-19, com estoques esgotados da vacina bivalente para o público adulto. Segundo dados do Painel Covid do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o estado do Maranhão registrou 11 mortes e 1.651 casos da doença desde o início do ano. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão informou que o processo de aquisição de vacinas com composição atualizada para enfrentar as variantes do vírus foi concluído pelo Ministério da Saúde. No entanto, a distribuição das doses depende do Governo Federal, o que pode resultar em atrasos na reposição dos estoques nos municípios. O adiamento da campanha de vacinação contra a COVID-19 pelo governo federal, inicialmente prevista para este mês, agrava a situação e pode aumentar a vulnerabilidade da população diante da doença. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís divulgou que possui apenas 3.410 doses da vacina Pfizer Baby e 530 doses da Pfizer Pediátrica em estoque, não restando nenhuma quantidade da vacina bivalente. Essas doses são destinadas ao público infantil, com previsão de durabilidade de aproximadamente duas semanas. A Semus ressalta que aguarda o repasse de novas doses pelo Ministério da Saúde para retomar a imunização completa da população adulta.

Voçorocas fizeram cidade do Maranhão perder quase 100 casas

Voçoroca Maranhão

MARANHÃO, 24 de abril de 2024 – O avanço das voçorocas já destruiu, nos últimos dez anos, mais de 80 casas em Buriticupu, no oeste do Maranhão. A cidade de 55 mil habitantes, construída sobre um platô, está cercada por 26 crateras, muitas com dimensões superiores à que assusta os moradores de Lupércio, no interior de São Paulo. Alguns buracos chegam a ter 600 metros de extensão e até 80 de profundidade, segundo estudo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Muitas ruas da cidade terminam nos precipícios e algumas casas mais próximas das bordas foram abandonadas pelos moradores. A moradora Berenice Souza, recepcionista no hotel Uchoa, disse que, nos últimos meses, as voçorocas estão atraindo turistas, “Tem gente que se hospeda e pergunta onde podem ver melhor.”

Chuvas já desabrigaram quase mil famílias no Maranhão

Chuvas Maranhão

MARANHÃO, 24 de abril de 2024 – As intensas chuvas que têm assolado o Maranhão nas últimas semanas têm causado sérios problemas sociais e estruturais em várias regiões do estado. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, mais de 940 famílias foram desabrigadas e outras 2.663 foram desalojadas devido às enchentes e inundações resultantes das precipitações. As consequências das chuvas têm sido severas em municípios como Santa Inês e Pedreiras. Em Santa Inês, o rio Pindaré transbordou, resultando em inundações que levaram a prefeitura a decretar estado de calamidade pública.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.