EM 10 ANOS
Voçorocas fizeram cidade do Maranhão perder quase 100 casas
Por O ESTADO DE S. PAULO • 24/04/2024
Compartilhe
Voçoroca Maranhão
O avanço das voçorocas já destruiu, nos últimos dez anos, mais de 80 casas em Buriticupu, no oeste do Maranhão.

MARANHÃO, 24 de abril de 2024 – O avanço das voçorocas já destruiu, nos últimos dez anos, mais de 80 casas em Buriticupu, no oeste do Maranhão.

A cidade de 55 mil habitantes, construída sobre um platô, está cercada por 26 crateras, muitas com dimensões superiores à que assusta os moradores de Lupércio, no interior de São Paulo.

Alguns buracos chegam a ter 600 metros de extensão e até 80 de profundidade, segundo estudo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Muitas ruas da cidade terminam nos precipícios e algumas casas mais próximas das bordas foram abandonadas pelos moradores.

A moradora Berenice Souza, recepcionista no hotel Uchoa, disse que, nos últimos meses, as voçorocas estão atraindo turistas, “Tem gente que se hospeda e pergunta onde podem ver melhor.”

O estudo da Uema aponta que a ocupação desordenada, a falta de infraestrutura de calçamento e a ineficiência do sistema de drenagem aceleram o processo de erosão.

Como agravantes, os autores da pesquisa apontaram o lixo acumulado nas vias públicas e danos ambientais, como a retirada de vegetação nas bordas das erosões. Também foi registrado o hábito dos moradores de se abastecerem de areia no interior desses grotões.

A prefeitura informou que destinou recursos para assistência emergencial a mais de 80 famílias, incluindo o pagamento de aluguel social àquelas que ficaram sem moradia.

Disse ainda que o município investe recursos repassados pelo governo federal na construção de um núcleo de 89 casas populares para as famílias afetadas pelas voçorocas.

Procurado, o governo do Maranhão não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Compartilhe
25/05/2024
PENA
Ex-prefeito de Graça Aranha condenado por irregularidades
25/05/2024
APOIO AO TERROR
Terroristas usaram agência da ONU para esconder cadáveres em Gaza
25/05/2024
Rejeição a Lula entre população do Brasil supera aprovação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda