Caças russos derrubam aeronave norte-americana no Mar Negro

Dois caças Su-27 derrubaram um drone norte-americano no Mar Negro nesta terça (14 de março). Os EUA acusaram os pilotos russos de manobrar de forma a derrubar a aeronave. Além de voos perto demais para causar turbulência, os caças russos chegaram a soltar combustível sobre o drone, um modelo MQ-9 Reaper. A Rússia negou que seus caças tenham feito qualquer contato. O confronto aconteceu em espaço aéreo internacional. Após as manobras, o drone foi danificado e derrubado pelos próprios EUA depois que ficou “impossível de controlar”, esclareceu o Pentágono. Os drones MQ-9 Reaper são usados para tarefas de vigilância e inteligência pelos EUA e a suspeita é a de que a Rússia pode estar tentando dificultar o trabalho dos aliados da Ucrânia. Autoridades militares dos EUA disseram que o incidente aconteceu por volta das 7h03, horário da Europa Central (3h03 no horário de Brasília), na terça-feira (14/3). O incidente durou cerca de 30 a 40 minutos. Várias vezes antes da colisão, os caças despejaram combustível no drone de “maneira imprudente, ambientalmente nocivo e pouco profissional”, disse o comunicado do Pentágono. O porta-voz, brigadeiro-general Pat Ryder, disse a repórteres que o drone se tornou “inviável e incontrolável, então o derrubamos”, acrescentando que a colisão provavelmente também danificou a aeronave russa. John Kirby, do Conselho de Segurança Nacional dos EUA (NSC), disse que houve outras interceptações de aviões russos “nas últimas semanas”, embora este episódio tenha sido diferente. Ryder disse que durante esse tempo não houve comunicação direta entre os militares russos e americanos.
Lula entrega superintendência da Codevasf no Maranhão para Weverton

O senador Weverton Rocha (PDT) deve indicar o novo superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Na manhã desta quarta (15 de maço), o agora ex-superintendente Celso Dias anunciou sua saída do cargo. Sabedor das dificuldades que irá enfrentar nas eleições de 2026, Weverton atuou para conquistar o comanda da companhia para estabelecer uma ponte com prefeitos do interior do estado. O caminho percorrido pelo senador foi de um acordo para assegurar ao também senador David Alcolumbre (União), a presidência da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Em troca de seu apoio, o maranhense exigiu o comando da empresa. Tudo indica que o novo superintendente seja algum familiar do ex-deputado estadual Clodomir Paz, aliado de Weverton.
Prefeito Eduardo Braide entrega biblioteca municipal José Sarney totalmente requalificada

O prefeito Eduardo Braide entregou a biblioteca municipal José Sarney, no Bairro de Fátima, completamente reformada. A obra realizada na unidade, que este ano completa 40 anos, salvou o acervo de mais de 18 mil livros que estavam em risco devido à infraestrutura comprometida há anos do local. “É uma alegria entregar esta obra tão especial, no Dia da Mulher Maranhense e aniversário da Escritora Maranhense Maria Firmina, e que tem um valor que vai além do valor do espaço físico e do seu acervo, mas acima de tudo, o valor das pessoas que são a alma da biblioteca municipal e responsável pelo seu funcionamento. Destaco também que não tem forma melhor de conhecer a cidade de São Luís e sua história do que lendo um livro e aqui uma série de atividades com os alunos da rede municipal irão acontecer”, destacou o prefeito Eduardo Braide que leu, em seguida, a Poesia de Castro Alves – “Bendito o que semeia livros”. Inaugurada em 1983, esta é a primeira biblioteca entregue, completamente requalificada, na gestão do prefeito Eduardo Braide. Até então, o equipamento só havia recebido serviços paliativos, como pintura da fachada, há 20 anos, o que potencializou os efeitos do tempo, fazendo com que a estrutura fosse se danificando, causando riscos para o grande acervo armazenado de 18.600 livros, entre obras bibliográficas, científicas, infantis, literatura, cordel e tantas outras. “A biblioteca funciona também como um grande parque cultural dentro da comunidade, ou seja, ela além de ser transformadora a partir da educação é também uma agregadora da cultura, a partir das diversas atividades que agora estão abertas para todos, tanto para a comunidade escolar como para todos os moradores e toda a população que queira visitar”, lembrou a vice-prefeita Esmênia Miranda. O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, destacou a importância do espaço para construção do conhecimento e preservação da memória. “Mais que a reconstrução de um importante espaço de leitura e de um ambiente de pesquisa, a reforma da Biblioteca Municipal José Sarney representa também a preservação da nossa memória literária não só do nosso país, mas também da nossa cidade. Só de literatura maranhense temos mais de 2 mil obras”, lembrou o secretário.
Simplício tentou sair do governo de Flávio Dino ainda em 2019

O ex-secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, tentou deixar o governo Flávio Dino (PSB) em 2019. As declarações foram dadas durante o podcast Cartas na Mesa, do Imirante.com. “Tentei sair do governo em 2019. Mas, veio a pandemia e eu não podia abandonar o governo”, disse o ex-secretário. A entrevista deveria contar com a participação do deputado estadual, Rafael Leitoa. Ocorre que o parlamentar não compareceu alegando compromissos profissionais. Na entrevista, Simplício afirmou que ficou decepcionado com o inchaço do grupo nas eleições de 2018. Segundo Simplício, aquelas eleições deixaram claro, na opinião dele, que o projeto de Maranhão havia sido substituído por um projeto de poder. Apesar das críticas, o ex-secretário afirmou que não possui mágoa com seus antigos colegas de grupo. “Faço questão de nunca ser agressivo e nem parecer um traidor ou um ingrato. Minhas críticas são estritamente políticas”, disse. Ainda na entrevista, Simplício reiterou sua descrença na gestão do atual governador, Carlos Brandão (PSB). Para ele, o governo irá fracassar. Sobre a possibilidade de disputar a prefeitura de São Luís, o ex-secretário negou que tenha interesse. Contudo, interpelado pelos entrevistadores, Simplício afirmou que há a possibilidade. Veja a entrevista completa aqui:
Janja é processada após usar tv pública para divulgação pessoal

A primeira-dama, Janja da Silva, realizou uma série de lives usando o aparato da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) que ferem o princípio da impessoalidade no serviço público. Por conta da prática vedada pela lei, os dois passaram a ser alvo de uma ação da Justiça Federal. A ação foi protocolada pelo vereador paulistano Rubinho Nunes (União Brasil-SP), após Janja participar de uma live na TV Brasil chamada Papo de Respeito. Segundo a denúncia, Janja é acusada de usar recursos públicos para autopromoção, além de enaltecimento do marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação defende que a utilização da emissora na criação e veiculação do conteúdo fere a autonomia da emissora e o princípio da impessoalidade no poder público. Ele aponta que a EBC está sendo “aparelhada” ao governo Lula e sua programação está sendo transformada em “boletim informativo”. Vale ressaltar que, nas eleições, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a ser proibido de fazer lives dentro de sua própria casa, o Palácio da Alvorada, sob a alegação de ferir o princípio que hoje é destratado por Janja, Lula e o PT.
Assembleia iniciará processo de modernização e reestruturação do Parlamento Estadual

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei 95/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre procedimento de gestão e modernização da reestruturação da Casa. A matéria segue para sanção governamental. Entre as ações previstas pelo PL estão a criação da Diretoria de Relações Institucionais (DRI), a Diretoria de Acompanhamento, Modernização, Planejamento, Inovação e Sustentabilidade (DAMPIS) e a instalação da Procuradoria da Pessoa com Deficiência. A Diretoria de Relações Institucionais será responsável por manter tratativas que visem a uma maior inserção social do Parlamento Estadual em todas as demais esferas político-administrativas, objetivando a maior participação dos parlamentares nas ações cotidianas da sociedade e a interação entre os representantes do povo e o efetivo exercício da cidadania. A DRI terá, ainda, a atribuição de assegurar o processo de transparência da Casa, garantindo a prestação de informações aos cidadãos e o controle social. Já a Diretoria de Acompanhamento, Modernização, Planejamento, Inovação e Sustentabilidade (DAMPIS) será responsável por promover e executar iniciativas para elevar a Assembleia Legislativa à era digital e colaborar para uma gestão sustentável da Casa. Acesso Segundo Ricardo Barbosa, diretor-geral da Alema, ambas as diretorias devem trabalhar em sintonia para garantir que todos os cidadãos tenham acesso não só às informações pertinentes à Casa, mas também da atuação dos 42 parlamentares. “Quando falamos em modernização, o que queremos dizer é que vamos tirar a Assembleia da era analógica e colocá-la na era digital. A Alema também precisa ter um planejamento de sustentabilidade e isso passa por essa nova perspectiva. Dentro da modernização, teremos um trabalho conjunto dessas diretorias para garantir que o cidadão tenha acesso às informações não só da Casa, mas também da atuação dos deputados”, ressaltou. Controle social Ainda de acordo com o diretor-geral, esse processo de modernização e transparência será executado a partir da realização de diagnóstico, identificação dos problemas e implantação de medidas que, efetivamente, garantam o controle social. “Outro ponto é que o cidadão não só tomará conhecimento, mas vai participar desse processo, pois dentro da Diretoria de Relações Institucionais está sendo criado um setor de transparência e participação. Ou seja, o cidadão poderá propor à Assembleia e será incluído como agente ativo de todas essas políticas”, completou Ricardo Barbosa. O projeto visa, ainda, colaborar com o processo de interiorização da Assembleia. “O nosso principal objetivo é fazer com que os cidadãos tanto da cidade, quanto do campo saibam o que está acontecendo na Casa. Todos os deputados têm a preocupação de interiorizar as ações do Parlamento, levando-o de forma física por meio da ‘Assembleia Itinerante’, mas também queremos garantir que a sociedade tenha esse acesso por outros meios, como, por exemplo, pelas plataformas digitais. Tudo isso passa por esse processo de modernização e integração”, finalizou Ricardo Barbosa.
Inflação na Argentina supera 100% e miséria avança no país

A política econômica esquerdista de Alberto Fernandéz fez com que a taxa de inflação anual da Argentina ultrapassasse 100% em fevereiro. O fenômeno não acontecia desde 1991. Nos mercados, lojas e residências o impacto da alta de preços está sendo sentido intensamente, conforme uma das taxas de inflação mais altas do mundo pesa nas carteiras das pessoas. “Não sobra nada, não tem dinheiro, as pessoas não têm nada, então como compram?” disse a aposentada Irene Devita, 74 anos, enquanto verificava as etiquetas de preços em uma feira em San Fernando, nos arredores de Buenos Aires. O governo tem tentado em vão domar o aumento dos preços, que prejudica o poder aquisitivo das pessoas, a poupança, o crescimento econômico do país e as chances do partido governista de se manter no poder nas eleições apertadas em outubro.
STF revoga afastamento de Ibaneis Rocha do governo

O afastamento do governador Ibaneis Rocha, do Distrito federal, foi revogado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta (15 de março). O afastamento havia sido determinado em janeiro, por Moraes. Rocha cumpriu cerca de 60 dias da sanção que estava prevista inicialmente para durar por 90 dias. O afastamento de Rocha faz parte de uma série de ações consideradas arbitrárias por Alexandre de Moraes em relação aos eventos do dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da República. “Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal”, escreveu Moraes. De acordo com o ministro, as investigações sobre supostas omissões na segurança pública do DF continuam. E Ibaneis poderá voltar a ser afastado, se for necessário. “Observe-se, ainda, que o presente inquérito seguirá seu curso regular, com a realização das diligências necessárias pela Polícia Federal para a conclusão do feito e envio à Procuradoria Geral da República e […] a medida cautelar poderá, de ofício ou a pedido das partes, voltar a ser decretada, se sobrevierem razões que a justifiquem”, completou o ministro.