
BRASÍLIA, 05 de junho de 2025 – O senador maranhense Weverton Rocha (PDT) apresentou uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP). A ação foi motivada por um vídeo publicado pelo parlamentar, que associa o nome do senador ao escândalo do INSS.
Segundo nota divulgada pela assessoria de Weverton, o conteúdo publicado por Kataguiri é falso e ofensivo. O vídeo insinua, sem base em investigações, a participação do senador em um esquema de descontos ilegais em benefícios previdenciários, que causou prejuízo bilionário aos cofres públicos.
A queixa-crime foi protocolada e será analisada pelo ministro Luiz Fux. A defesa do senador afirma que Kim agiu fora do exercício do mandato, com intenção de difamar. Por isso, pediu a responsabilização criminal com base nos artigos 139 e 141, §2º, do Código Penal.
No vídeo citado, Kim Kataguiri teria feito insinuações sobre ligação do senador ao esquema, mesmo sem que haja qualquer acusação formal contra ele nos autos da investigação conduzida pela Polícia Federal.