CRIME SILENCIOSO

Violência patrimonial contra idosos cresce no Maranhão

Compartilhe
Idosos violência
De janeiro a maio, mais de 80 denúncias foram registradas no estado; fraudes financeiras e perda da autonomia são os principais impactos contra idosos.

MARANHÃO, 15 de junho de 2025 – Casos de violência patrimonial contra idosos aumentaram no Maranhão entre janeiro e maio de 2025. No período, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa recebeu 81 denúncias de crimes que envolvem controle abusivo dos bens e rendimentos dessa população.

Segundo o Ministério Público, a prática ocorre de forma silenciosa e progressiva. Familiares assumem o controle das finanças dos idosos, manipulando aposentadorias, imóveis e outros recursos, o que frequentemente impede a vítima de acessar o próprio dinheiro.

Um levantamento do Ministério Público revelou que 70% das agressões contra idosos são cometidas por familiares. Na Grande Ilha, a promotoria do idoso contabilizou 1.923 denúncias entre 2024 e maio de 2025, o que representa um aumento de 14% em relação ao período anterior.

Além dos casos patrimoniais, foram relatadas situações de negligência, violência psicológica, autonegligência, abandono e agressão física. Dificuldades no acesso a documentos e ausência de orientação familiar também aparecem entre as denúncias recebidas.

Contratos de empréstimos e uso indevido de cartões de crédito estão entre os principais alvos de fraude.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x