MANOBRA

União Brasil planeja suspender julgamento de Juscelino Filho

Compartilhe
Juscelino partido
União Brasil quer suspender julgamento de Juscelino Filho na Câmara. Partido seguirá estratégia usada por Ramagem e pressiona STF em defesa do ex-ministro.

BRASÍLIA, 13 de maio de 2025 – O União Brasil planeja acionar a Câmara dos Deputados para tentar suspender o processo contra o deputado federal e ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho (MA), caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A informação foi confirmada pelo presidente da sigla, Antônio Rueda. “Se a denúncia contra Juscelino for recebida, vamos entrar com o pedido na Câmara para suspender o processo”, afirmou o dirigente à imprensa.

A medida repetiria a estratégia usada pela defesa de Alexandre Ramagem (PL-RJ). Na semana passada, a maioria dos parlamentares aprovou a paralisação da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado envolvendo Ramagem, o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros seis réus.

Apesar da aprovação, a Primeira Turma do STF determinou que a decisão vale apenas para Ramagem e apenas para os crimes cometidos após sua diplomação, em dezembro de 2022.

O PL, partido de Bolsonaro, tem articulado para que o União Brasil adote a mesma linha em defesa de Juscelino Filho. A intenção é ampliar a pressão sobre o STF com a judicialização de novos casos, incluindo ações que envolvem a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Nesta segunda (13), a defesa de Zambelli solicitou ao STF a suspensão de seu julgamento até que a Câmara analise o pedido para paralisar a ação penal contra ela. O ministro Alexandre de Moraes já rejeitou a solicitação.

O recurso da defesa foi apresentado após quatro dos seis ministros da Primeira Turma votarem pela condenação de Zambelli a dez anos de prisão. Ela é acusada de envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os advogados da parlamentar alegam que, no dia 29 de abril, o PL enviou um ofício ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), solicitando análise do caso, mas não houve resposta da Casa até o momento.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x