RISCO DE EXTINÇÃO

Último povo indígena isolado do Nordeste resiste no Maranhão

Compartilhe
indígena maranhão
O povo indígena Awá Guajá enfrenta ameaças de desmatamento e invasões em seu território, com cerca de 60 indivíduos vivendo em isolamento voluntário.

MARANHÃO, 23 de abril de 2025 – Os Awá Guajá, reconhecidos como o último povo indígena isolado do Nordeste brasileiro, enfrentam crescentes ameaças em seu território no Maranhão. Dados revelam que aproximadamente 60 indivíduos mantêm-se em isolamento voluntário, enquanto outros 350 já estabeleceram contato e vivem em aldeias da região.

Madeireiros ilegais e grileiros avançam sobre as Terras Indígenas Awá, Araribóia, Caru e Krikati, além da Reserva Biológica do Gurupi.

De acordo com entidades de terceiro setor como Survival International, a construção da BR-316, BR-222 e da Estrada de Ferro Carajás facilitou a invasão dessas áreas, pressionando os Awá Guajá desde o século XIX. A Terra Indígena Awá, homologada em 2005, ainda aguarda registro definitivo devido a disputas judiciais.

Os Guajajara, vizinhos dos Awá, formaram os “Guardiões da Floresta”, grupo que combate extração ilegal de madeira e protege o território.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x