Irmã de Othelino Neto assume Solidariedade no Maranhão

Flávia Alves

MARANHÃO, 02 de março de 2024 – Em um cenário que evidencia a emergência de uma neo-oposição no Maranhão, Flávia Alves, superintendente do Ibama no estado e irmã do deputado Othelino Neto, assume a liderança do Solidariedade. O partido, que contesta regras eleitorais no STF, complica a indicação do Palácio dos Leões para o TCE-MA.

Brandão exonera equipe de secretaria comandada por Othelino

Brandão Othelino

MARANHÃO, 1º de março de 2024 – O governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB) tomou a decisão de exonerar todos os integrantes da Secretaria de Estado da Representação Institucional no Distrito Federal (SERIDF), conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOEMA) desta quinta (29). A SERIDF, localizada em Brasília, atua como elo entre o estado maranhense e os principais poderes do país. Anteriormente, a pasta estava sob o comando do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB). A publicação realizada pela Casa Civil confirmou a exoneração de todos os nove servidores que compunham a secretaria: Edwin Jinkings Rodrigues, Silvia Tereza Pereira, Thiago Gonçalves de Souza, Cristiano Giorgio Ferreira da Silva, Ana Paula Sousa Rocha Leitão, Lucas Denner Gomes Ribeiro, Rejane Martins de Moraes Melo, Simone Silveira Rodrigues e Victor Saboia da Rocha. O deputado Othelino Neto liderou a secretaria por um ano, até optar pelo retorno à Assembleia Legislativa no final do ano passado.

Ana Paula Lobato deverá anunciar saída do PSB

Othelino Paula

BRASÍLIA, 28 de dezembro de 2023 – Após a confirmação de Carlos Brandão como novo líder estadual do PSB, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) afirmou nesta quinta (28) que sua esposa, a senadora Ana Paula Lobato, irá desfiliar-se do partido. Othelino declarou que “não há mais clima” diante das recentes mudanças na legenda. O deputado demonstrou sua insatisfação com as alterações e, recentemente, reuniu-se com o presidente nacional da sigla, Carlos Junqueira, acompanhado da senadora. Othelino, que reassumiu o mandato, antecipou que Ana Paula realizará uma coletiva para oficializar sua saída, evento previsto para ocorrer após o retorno aos trabalhos no Senado.

Imprensa nacional critica Ana Paula e pede o fim da suplência

Suplente Senadora

BRASÍLIA, 30 de novembro de 2023 – A recente indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) gerou intensas críticas da imprensa nacional, especialmente em relação à iminente posse de Ana Paula Lobato como senadora. Os jornalistas Fabíola Cidral, Josias de Souza e Thales Farias destacaram que Ana Paula Lobato assumirá o mandato no Senado como herança do ex-governador, sem ter passado por um processo eleitoral direto para o cargo. Durante a discussão, Thales Farias enfatizou a ausência de uma trajetória política consolidada por parte de Ana Paula Lobato. “Ao herdar esse mandato sem o respaldo das urnas, Lobato representa um exemplo claro de como acordos políticos podem distorcer a essência democrática”, comentou Farias. O histórico político de Ana Paula Lobato foi colocado em dúvida, apontando para sua atuação discreta e episódios constrangedores, como a gafe na CPI. A imprensa também ressaltou a falta de representatividade da senadora, questionando a legitimidade de assumir um mandato de 8 anos tão relevante sem o respaldo das urnas. Eles reforçaram ainda que o correto seria permitir que o segundo senador mais votado ocupasse o posto, garantindo maior alinhamento com a vontade popular. Confira o debate na íntegra:

Othelino Neto retorna à Assembleia Legislativa do Maranhão

Othelino Neto

MARANHÃO, 29 de novembro de 2023 – O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) anunciou, nesta terça (28), seu retorno à Assembleia Legislativa do Maranhão. Embora reeleito em 2022, o parlamentar esteve licenciado enquanto ocupava o cargo de Secretário de Representação Institucional em Brasília (Seridf) no Governo do Maranhão. Em uma publicação nas redes sociais, Othelino explicou os motivos que o levaram a essa decisão. Destacou o início do período para destinação de emendas parlamentares no exercício financeiro de 2024, ressaltando a importância de sua participação ativa nesse processo legislativo. Além disso, enfatizou a escolha pessoal de retornar a residir em São Luís com a família. “Informei hoje ao governador Carlos Brandão, a quem agradeci pela confiança de ter me nomeado secretário, da minha decisão de retornar ao exercício do mandato de deputado estadual”, declarou o parlamentar. O retorno à ativa coincide com o início do processo de destinação de emendas parlamentares para o exercício financeiro de 2024, um período estratégico para moldar as prioridades legislativas e contribuir para o desenvolvimento do estado. Com o retorno de Othelino à Assembleia Legislativa, o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, Zé Inácio (PT), deixa suas funções no Palácio Manuel Beckman.

Marido de suplente de Dino despacha sem cargo no gabinete da senadora

Othelino Neto

BRASÍLIA, 04 de novembro de 2023 – Marido da suplente do ministro Flávio Dino (Justiça) no Senado, o deputado estadual licenciado Othelino Neto (PC do B-MA) recebe prefeitos e vereadores no Congresso, despacha com ministros da Esplanada e acompanha a esposa, a senadora Ana Paula Lobato (PSB), até mesmo no plenário. Secretário de representação institucional do Maranhão em Brasília, Othelino exibe nas redes sociais as agendas que cumpre direto do gabinete da esposa, no 16º andar do Senado Federal. “Junto com a senadora Ana Paula Lobato, recebi as visitas do prefeito Fernando Pessoa e do vereador Valcenor Carvalho, da querida Tuntum. Em pauta: demandas do município e da região”, publicou o deputado estadual no dia 22 de agosto em seu perfil no Instagram. O presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo, diz que esteve na capital federal no mês passado e se encontrou com Ana Paula e Neto no Senado. “Estive no gabinete da senadora Ana Paula, ele [Othelino] estava lá no momento e conversamos sobre a conjuntura política, projetos estratégicos para o Maranhão”, disse à Folha. O relato é parecido com o do ex-deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Imperatriz (MA) Professor Marco Aurélio (PSB). O político também visitou Brasília e teve encontros com a senadora, Neto e o ministro da Justiça. “Eu fui visitar a senadora Ana Paula e no horário ele [Othelino] estava lá. São meus amigos e pessoas que tenho grande apreço. Ele foi presidente da Assembleia quando fui deputado estadual, uma pessoa que tenho como referência política e apreço”, disse. Além de receber políticos no Senado, Neto tem participado de outras atividades da Casa. Em setembro, o deputado estadual acompanhou uma audiência pública da Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado com Dino. “Momento importante, onde foi discutida a devida regulação das plataformas digitais por meio do Congresso Nacional. Entre as pautas, o combate às chamadas fake news, além de polêmicas sobre regulação e liberdade de expressão”, escreveu na legenda de uma galeria de fotos ao lado do ministro. Neto disse à Folha que ele e a esposa unificam algumas agendas quando há interesses em comum. Segundo ele, Ana Paula exerce o mandato de forma independente, “com muita tranquilidade” e “muita competência”. “Nós temos algumas agendas em comum, não todas. Agendas em comum, por exemplo, com políticos do Maranhão, que muitas vezes querem conversar comigo e com ela. A gente unifica as agendas. Mas a maior parte das agendas dela é só dela”, disse. “Como eu sou deputado e ela senadora, em alguns momentos as pautas coincidem. Então são nesses momentos que as agendas são comuns. Mas desde que tenham assuntos que me envolvem e que a envolvem também.” Ana Paula também foi procurada pela reportagem por meio de sua assessoria de imprensa, mas não houve resposta até a publicação deste texto. A senadora assumiu o mandato no início de fevereiro, com a ida de Dino para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Se o favoritismo do ministro para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) for confirmado, ela será a titular da cadeira no Senado até 2031. Neto participou ativamente da costura política que colocou a esposa, à época vice-prefeita de Pinheiro (MA), como primeira suplente na chapa de Dino ao Senado. O deputado era presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão durante a campanha e conquistou o quarto mandato nas eleições passadas.Neto e Ana Paula também compartilham nas redes a amizade que mantêm com o ministro. Em abril, o deputado postou uma foto ao lado de Dino e da esposa dele, Daniela Lima, com a legenda: “Dia de celebrar a vida do amigo Flávio Dino, a quem desejo muita saúde e alegrias, para continuar se dedicando ao Maranhão e ao Brasil”. O secretário institucional do Maranhão também tem tido bom trânsito no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo a agenda oficial do ministro, ele já foi recebido por Dino quatro vezes —três delas com a esposa e uma delas com outros políticos maranhenses. Neto também participou de agendas ao lado da senadora com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), bem como os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Juscelino Filho (Comunicações).”Participamos de uma importante audiência com o presidente Rodrigo Pacheco, mediada pela senadora Ana Paula Lobato, onde foram apresentadas contribuições para aprimorar o texto da Reforma Tributária, já aprovado na Câmara Federal e que, em breve, será votado no Senado”, escreveu nas redes sociais.

Maioria absoluta dos deputados falta em Arraial de Othelino Neto

Design sem nome   T

SÃO LUÍS, 08 de junho de 2023 – Na noite dessa quinta (08), o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão de janeiro de 2018 a janeiro de 2023, e sua esposa, a suplente de senadora em exercício Ana Paula Lobato (PSB), organizaram um arraial intitulado “Festança da Gente”. No entanto, considerando que Othelino ocupou o Palácio Manoel Beckman por cinco anos consecutivos, esperava-se a presença da maioria dos 42 deputados estaduais que compõem a Casa. Mas, apenas quatro parlamentares compareceram: Fernando Braide, Francisco Nagib, Claudio Cunha e Leandro Bello. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (ex-governador do Maranhão), também marcou presença no evento, passando o feriado em sua residência na capital maranhense. O evento celebrou as festividades juninas com aliados na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), em São Luís.

PCdoB age contra empoderamento feminino na Assembleia

aNA DO GAS

A contragosto do PCdoB, que apoiava a reeleição de Othelino Neto (PCdo) para o cargo de presidente da Assembleia legislativa, Iracema Vale (PSB) deve presidir a casa na próxima legislatura. Mesmo resistindo, o partido acabou vencido pela coalisão formada no entorno de Iracema. Na última sexta )20 de janeiro), o partido mais uma vez se colocou contra o desejo de uma mulher de participar da mesa diretora. O partido negou apoio à de Ana do Gás, que é do PCdo, ao cargo de 1ª vice-presidente. A eleição das duas iria representar um marco: os dois maiores cargos do Legislativo Estadual podem ser ocupados por mulheres. Acontece que o PCdoB trabalha para impedir a eleição de Ana do Gás e, em seu lugar, eleger o deputado estadual comunista Rodrigo Lago. Rodrigo Lago está em seu primeiro mandato. Já Ana do Gás, ocupará pela 3ª vez o cargo de deputada estadual. Além da experiência, a defesa do protagonismo feminino deveria pesar na escolha de Ana do Gás na 1ª vice-presidência. Em votação interna da diretoria da legenda, formada em sua maioria por homens, os membros da sigla escolheram, por maioria dos votos, indicar Rodrigo Lago como candidato a 1° vice-presidente. Mesmo derrotada, Ana do Gás comunicou que manterá sua candidatura avulsa ao posto, para disputar com Lago os votos dos deputados no dia da eleição da Mesa. “[…] Existiam dois nomes que foram colocados aqui partidariamente que é o meu nome, deputada Ana do Gás e o do colega Rodrigo Lago, no qual o deputado Rodrigo Lago saiu aqui com os três votos: deputados Júlio, Othelino e o voto dele, mas eu quero agradecer aqui ao Ricardo Rios, que nós somos cinco deputados do PCdoB na Assembleia e nós seguiremos juntos com a minha candidatura avulsa à primeira vice-presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e conto com todos vocês para mais essa caminhada”, afirmou.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.