Carlos Lula reforça pré-candidatura à Prefeitura de São Luís

O deputado estadual Carlos Lula, ratificou, em entrevista divulgada pelo Jornal Pequeno neste domingo, seu projeto de disputar a eleição para prefeito de São Luís no ano que vem. Na oportunidade, o ex-secretário de Estado de Saúde disse estar no aguardo do apoio do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). “Eu sou pré-candidato à prefeitura de São Luís e espero o apoio do grupo Carlos Brandão e Flávio Dino”, disse. Carlos Lula disse que, embora outros nomes, ainda que sejam do seu mesmo grupo político, coloquem seus nomes a disposição, ele avaliou ser positivo, pois estimula a discussão acerca da capital ludovicense. Lula disse que, além de criticar a atual gestão municipal, está ouvindo os anseios da sociedade com o objetivo de propor soluções para os problemas que ainda afligem a São Luís. “Este é o momento onde devemos discutir os problemas da capital e conhecer a variedade de propostas, mesmo sabendo que o processo eleitoral ainda está distante. Não tenho como não me colocar pré-candidato conhecendo o sofrimento da população diante da precariedade de políticas públicas na saúde, na educação, no transporte, no saneamento básico – quase inexistente”, afirmou o deputado estadual.
Carlos Brandão é homenageado pela Câmara de Vereadores de São Luís

O governador Carlos Brandão foi homenageado pela Câmara Municipal de São Luís pelo trabalho nos 100 primeiros dias de gestão, em que assumiu o compromisso de entregar 300 obras e ações e superou a meta com 365 entregas. Durante a solenidade, o vereador e presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PCdoB), entregou uma placa em homenagem ao trabalho realizado pelo chefe do Executivo Estadual. Brandão agradeceu o reconhecimento e destacou o compromisso com o povo maranhense. “Eu tinha consciência de que era possível fazer e, neste sentido, contei com uma equipe eficiente, competente e muito dedicada, com quem divido o êxito alcançado, esse excelente resultado, pois nenhum governador do Brasil fez igual até hoje. Desde que terminou a eleição, ano passado, o nosso trabalho prosseguiu em todas as áreas, ininterruptamente. O governo sempre entregou e anunciou novas obras, pois o Maranhão tem pressa e não pode parar. E assim vamos continuar assim com o nosso governo”, declarou Brandão. O presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor, parabenizou o bom trabalho realizado pelo Governo do Maranhão, que possibilita mais qualidade de vida para os maranhenses de todas as regiões do estado. “Temos que destacar o caráter municipalista dessas mais de 300 obras e ações. O senhor governador ratifica uma das grandes marcas da sua gestão que é trabalhar em prol dos municípios e dos menos favorecidos, e alcançar o maior número de pessoas com ações do governo. Só assim vamos conseguir melhorar a vida dos maranhenses, diminuir a desiguldade social e levar mais dignidade para cada morador do nosso estado”, enfatizou Paulo Victor. o presidente da Câmara. O vereador Chico Carvalho, que propôs a homenagem acolhida por unanimidade pela Casa, ressaltou a importância do legislativo municipal reconhecer o bom trabalho desenvolvido pelos gestores públicos e a importância de ações conjuntas em prol da população. “O propósito das minhas palavras nessa noite é para ressaltar a vitoriosa administração do governador Carlos Brandão nos seus primeiros 100 dias de governo. O governador cumpriu com sua promessa de posse, de fazer 300 entregas nesse curto espaço de tempo. Infelizmente é de praxe no Brasil que governantes de todas as esferas façam promessas mirabolantes ou utópicas e não cumpram. O senhor cumpriu a sua palavra”, destacou Chico Carvalho. A sessão solene contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; secretário adjunto de Articulação Política, Jota Pinto; diretora geral do IEMA, Criciele Muniz; secretário-chefe do Gabinete Militar, coronel Aldrin Soares; prefeito de São Pedro dos Crentes, Romulo Costa Arruda; presidente da União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM), Asaf Sobrinho; vereadora Luciana Lauande de São José de Ribamar. A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo governador Carlos Brandão; do presidente da Casa, Paulo Victor; do procurador geral de Justiça, Eduardo Nicolau; do vereador Chico Carvalho; do vereador Beto Castro (PMB); e da vereadora Fátima Araújo (PCdoB).
José Sarney recebe Carlos Brandão e deputados em Brasília

O ex-presidente e escritor José Sarney recebeu o governador Carlos Brandão, os deputados estaduais Roberto Costa, Florêncio Neto e Davi Brandão, além do assessor jurídico da Prefeitura de Bacabal, o advogado Dr. Emílio Carvalho. Se no sábado (22) completou 38 anos que o ex-presidente José Sarney assumia definitivamente o cargo de presidente da República, após o Brasil viver um terrível drama, cujo desfecho deu-se com a morte de Tancredo Neves, nessa segunda (24) completou 93 anos de idade. Na oportunidade, o escrito tem celebrado junto aos familiares, amigos e representantes da classe política nacional e maranhense na sua residência, em Brasília.
Iracema Vale prestigia Brandão pelas 300 obras em 100 dias

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou a solenidade de apresentação das ações realizadas nos primeiros 100 dias de gestão do governador Carlos Brandão (PSB) ocorrida nessa segunda (24). Na oportunidade, Iracema Vale enfatizou que uma das prioridades do governador é trabalhar em harmonia com todos os Poderes, com diálogo e união,para avançar cada vez mais pelo povo maranhense e agradeceu, ainda, a parceria do Governo do Maranhão com o Parlamento Estadual. “Esse é um momento de comemoração e de reconhecermos o grande trabalho que nosso governador fez nesses primeiros 100 dias de gestão. Inaugurar mais de 300 obras em tão pouco tempo, certamente, foi muito desafiador, mas ele foi muito além. Teve uma excelente atuação em relação às enchentes, fez um lindo carnaval e fechou grandes acordos em prol do estado. Parabenizo por essas iniciativas e pelos resultados exitosos obtidos […] ”, enfatizou a parlamentar. No evento, estiveram presentes os deputados estaduais, prefeitos, secretários de Estado e demais autoridades. Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual anunciou novos programas para o Maranhão, novas obras e assinou acordos de cooperação técnica. “Vamos inaugurar mais colégios militares, unidades do Viva/Procon e Estação Tech em todos os municípios. Também vamos digitalizar todos os processos do Estado, substituindo o papel pela organização on-line, além de ampliar o programa Cidade Empreendedora”, salientou Carlos Brandão.
Brandão acata pedidos e inclui Bacabal em decreto de emergência

O governador do Maranhão incluiu a cidade de Bacabal no novo decreto de situação de emergência por causa das enchentes no estado a pedido do deputado estadual Roberto Costa (MDB), conforme os anseios do povo. “Junto com o deputado Davi, nós solicitamos que o governador decretasse o estado de emergência também para Bacabal, para que facilitasse o envio de ajudas, colchonetes, cestas, estrutura, para ajudar o trabalho que o prefeito já tem feito. Brandão atendeu o nosso pedido e vamos reforçar essa luta para minimizar o sofrimento da população”, afirmou Roberto Costa. O parlamentar uniu forças neste fim de semana com o prefeito Edvan Brandão, com o deputado Davi Brandão, vereadores e a comunidade para ajudar no deslocamento de centenas de famílias das áreas alagadas, que retirou mais de 1200 pessoas de áreas atingidas. Na oportunidade, falou sobre problemas como falta de energia e corte no abastecimento de água ocorreram por causa da cheia do Rio Mearim. “O abastecimento de água para o Centro de Bacabal foi prejudicado por causa da suspensão da energia para o SAAE, devido à enchente. Postes de média tensão estão debaixo d’água e vinham colocando em risco a segurança dos moradores. Mas os técnicos da Equatorial conseguiram dar uma alternativa, a energia voltou a ser ligada e o abastecimento da água estará normalizado até a noite de domingo”, explicou Roberto Costa.
Dino e Brandão devem se reencontrar em agenda oficial juntos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), devem se reencontrar em uma agenda oficial juntos após meses afastados. Nos útimos meses, Flávio Dino deu todos os sinais de que havia rompido com Carlos Brandão. O ministro da Justiça deixou de seguir, inclusive, o governador nas redes sociais. Brandão, no entanto, tem feito gestos de lealdade ao ex-governador Dino. O evento que reunirá os dois no mesmo espaço será a apresentação do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci 2), na Casa da Mulher Brasileira, nesta quarta (26), as 17h.
Brandão tem aprovação de 2 a cada 3 eleitores, segundo pesquisa

O levantamento do Instituto Econométrica após os 100 dias do mandato iniciado em 1º de janeiro mostra que dois a cada três maranhenses aprovam o governo de Carlos Brandão. De acordo com a pesquisa, passa dos 66% considerados os conceitos de ótimo, bom e regular para bom. 14,5% disseram que o governo é “regular para ruim” e apenas 14,1% reprovaram a gestão estadual. A Econométrica aponta ainda que 60,8% de eleitores maranhenses dizem que Brandão está fazendo o que se esperava dele ou até mais do que era esperado. Já 41,9% dos entrevistados consideram que o Maranhão está melhorando, 41,3% acham que continua do mesmo jeito e 16,1% veem retrocesso. Questionado sobre o que o Brandão está fazendo de melhor à frente do governo, 16,2% falam dos novos hospitais, 14,7% destacam os restaurantes populares, 10,5% destacam mais avanços na Educação e 10,2% consideram obras de pavimentação. Notas de 10 a 6 para a Educação alcançam 72,4%; para a Saúde, passam de 60%; quanto à Cultura, 62%, Infraestrutura, 41,1%; para a Assistência Social, 66,8%; Segurança, 49,3%; Geração de Emprego, 40%, e 64,1% para Esporte e Lazer. O Instituto também coletou a percepção das pessoas sobre a atuação do governo estadual em socorro às vítimas das cheias. Para os eleitores, 53,3% dizem que está auxiliando e outras 30,3% veem ajuda, mas nem tanto. Somente 8,8% dizem que não está auxiliando em nada. Na região central, cujo território as enchentes se dão com maior intensidade, o reconhecimento da ajuda do governo sobe para 64% e somente 3,3% dizem não ver essa ajuda. A Econométrica ouviu 1.333 pessoas entre os dias 18 e 20 de abril e tem intervalo de confiança em 95%.
Brandão envia ajuda à Cajari após desabamento de ponte

O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou neste domingo (17) ajuda ao município de Cajari, na Baixada Maranhense, após desabamento da ponte que dá acesso a cidade por conta das fortes chuvas que caíram neste fim de semana. Comas cnhentss,uma grande vala se formou em parte da rodovia e avançou em toda a estrutura da ponte, o que resultou no isolamento temporário do município. O local foi interditado ainda no sábado pela Defesa Civil. “Enviamos nossas equipes para prestar auxílio em Cajari diante da interdição da ponte de acesso à cidade. Estamos atuando no sentido de restabelecer o tráfego na área e fornecer cestas básicas e refeições às famílias afetadas pelas enchentes”, publicou o governador nas redes sociais. Até o momento, 70 cidades maranhenses decretaram situação de emergência. Dados do Governo do Estado apontam que seis mortes foram confirmadas e das 40.678 famílias afetadas, 8.434 estão desabrigadas e desalojadas.