
O levantamento do Instituto Econométrica após os 100 dias do mandato iniciado em 1º de janeiro mostra que dois a cada três maranhenses aprovam o governo de Carlos Brandão.
De acordo com a pesquisa, passa dos 66% considerados os conceitos de ótimo, bom e regular para bom. 14,5% disseram que o governo é “regular para ruim” e apenas 14,1% reprovaram a gestão estadual. A Econométrica aponta ainda que 60,8% de eleitores maranhenses dizem que Brandão está fazendo o que se esperava dele ou até mais do que era esperado. Já 41,9% dos entrevistados consideram que o Maranhão está melhorando, 41,3% acham que continua do mesmo jeito e 16,1% veem retrocesso.
Questionado sobre o que o Brandão está fazendo de melhor à frente do governo, 16,2% falam dos novos hospitais, 14,7% destacam os restaurantes populares, 10,5% destacam mais avanços na Educação e 10,2% consideram obras de pavimentação. Notas de 10 a 6 para a Educação alcançam 72,4%; para a Saúde, passam de 60%; quanto à Cultura, 62%, Infraestrutura, 41,1%; para a Assistência Social, 66,8%; Segurança, 49,3%; Geração de Emprego, 40%, e 64,1% para Esporte e Lazer.
O Instituto também coletou a percepção das pessoas sobre a atuação do governo estadual em socorro às vítimas das cheias. Para os eleitores, 53,3% dizem que está auxiliando e outras 30,3% veem ajuda, mas nem tanto. Somente 8,8% dizem que não está auxiliando em nada. Na região central, cujo território as enchentes se dão com maior intensidade, o reconhecimento da ajuda do governo sobe para 64% e somente 3,3% dizem não ver essa ajuda.
A Econométrica ouviu 1.333 pessoas entre os dias 18 e 20 de abril e tem intervalo de confiança em 95%.







