
BRASÍLIA, 25 de março de 2025 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta terça (25) a julgar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados por suposto golpe de Estado. O julgamento, realizado em três sessões, deve ser concluído na quarta (26).
O ex-presidente acompanha o julgamento em Brasília, ao lado de aliados e familiares. Caso a denúncia seja rejeitada, o processo será arquivado. Se aceita, será aberta uma ação penal, e os denunciados se tornarão réus no STF.
As duas primeiras sessões ocorreram nesta terça, sendo a primeira às 9h30 e a segunda às 14h. A terceira e última sessão será realizada na quarta, também às 9h30. O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, abriu a primeira sessão, seguida pela leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
Na segunda (24), Bolsonaro afirmou em entrevista que não está preocupado com o julgamento. O ex-presidente destacou que jamais ultrapassou os limites constitucionais.
“Os limites da legislação jamais foram ultrapassados por nós. Qualquer ilação fora do exposto é a mais pura desonestidade em todos os sentidos”, declarou.