MARANHÃO

STF encerra ação sem decisão sobre legalidade de tributação

Compartilhe
STF Maranhão
Partido Novo questionou STF sobre cobrança sobre produtos agrícolas, mas emenda constitucional modificou os parâmetros de controle de constitucionalidade.

BRASÍLIA, 11 de outubro de 2024 – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou prejudicada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7406, apresentada pelo Partido Novo.

A ação contestava a Lei maranhense nº 8.246/2005, que criou o Fundo Estadual de Desenvolvimento Industrial e de Infraestrutura do Maranhão (FDI). A decisão ocorreu em razão da edição da Emenda Constitucional 132, de dezembro de 2023, que alterou os parâmetros de controle de constitucionalidade.

O Partido Novo alegava que a lei estabelecia uma tributação onerosa sobre a produção, transporte e armazenamento de soja, milho, milheto e sorgo no Maranhão, em troca de benefícios fiscais como redução de base de cálculo do ICMS, crédito presumido e regimes especiais.

A legenda defendia que, apesar de ser chamada de “contribuição voluntária”, a cobrança funcionava, de fato, como um imposto.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, destacou que a contribuição ao fundo estadual foi instituída para financiar ações de interesse no desenvolvimento industrial do estado.

Ele esclareceu que o percentual de até 1,8% sobre o valor da tonelada de produtos como soja e milho é uma das receitas do fundo.

A emenda constitucional aprovada em 2023 alterou os parâmetros de controle de constitucionalidade, o que levou o ministro a concluir que a discussão sobre a constitucionalidade da contribuição ao FDI ficou prejudicada. Portanto, a ADI apresentada pelo Partido Novo foi julgada improcedente.

Segundo o ministro, a inclusão do artigo 136 no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) pela Emenda Constitucional 132 foi o fator determinante para a extinção da ação. O novo dispositivo legal ajustou os critérios sobre a constitucionalidade da contribuição questionada.

Assim, com base nas alterações legislativas recentes, o STF considerou que a ação direta de inconstitucionalidade perdeu o objeto, encerrando a questão sem análise de mérito.

ADI7406
Compartilhe

Leia mais

São Luís saneamento

SÃO LUÍS

SLZ na 19ª posição em ranking de saneamento entre capitais
São Luís saneamento

SÃO LUÍS

SLZ na 19ª posição em ranking de saneamento entre capitais

Homicídios SLZ
Em homicídios em 2025 já superam números do janeiro de 2024
Homicídios SLZ

Em homicídios em 2025 já superam números do janeiro de 2024

Crianças Maranhão

ESTUDO

MA entre estados com mais crianças privadas de direitos
Crianças Maranhão

ESTUDO

MA entre estados com mais crianças privadas de direitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.