STF amplia regras para segurança de ministros

Compartilhe
STF Medidas
Medidas do Supremo Tribunal Federal (STF) incluem testes rigorosos para policiais judiciais e contrato com empresa privada.

BRASÍLIA, 05 de fevereiro de 2025 – O Supremo Tribunal Federal (STF) intensificou a segurança de seus ministros e instalações. Entre as novas medidas, a Corte determinou regras mais rigorosas para policiais judiciais encarregados da proteção dos magistrados e seus familiares.

Em janeiro de 2025, o diretor-geral do STF, Eduardo Silva Toledo, publicou uma instrução normativa que exige a aprovação no Teste para Atuação com Dignitários (TAD) para os agentes de segurança dos ministros. O exame avalia aptidão física, manuseio de armas e capacidade psicológica.

O TAD ocorre semestralmente. Homens entre 18 e 25 anos devem correr 2,4 km em 12 minutos, nadar 50 metros em um minuto e realizar 40 abdominais no mesmo período. Exigências variam conforme idade e gênero.

A norma abrange policiais judiciais em exercício, que têm quatro meses para realizar o teste. Sem aprovação, ficam impedidos de atuar na segurança dos ministros até cumprirem as exigências.

A decisão de intensificar a segurança foi motivada por um atentado em novembro de 2024, quando Tiü França tentou explodir a estátua da Justiça e morreu ao detonar um explosivo diante do STF.

Para reforçar a proteção, os ministros aprovaram um crédito suplementar de R$ 27,4 milhões, destinado à contratação de 40 novos agentes da Polícia Judicial.

Além disso, o STF firmou um contrato de R$ 83,9 milhões com uma empresa de segurança privada, válida por dois anos. O acordo inclui a atuação de 230 profissionais em quatro estados: Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Esses seguranças poderão acompanhar os ministros em viagens nacionais e internacionais, mas não estão sujeitos às mesmas exigências aplicadas aos policiais judiciais.

Compartilhe

Leia mais

Coren-MA eleição

ELEIÇÃO

Gestão do Coren-MA é investigada por supostas falsificações
Coren-MA eleição

ELEIÇÃO

Gestão do Coren-MA é investigada por supostas falsificações

STF Fux

SÃO LUÍS

STF rejeita recurso e mantém promoção para servidores de SLZ
STF Fux

SÃO LUÍS

STF rejeita recurso e mantém promoção para servidores de SLZ

Gone dama

PRIMEIRA-DAMA

Gonet arquiva denúncias sobre gastos de Janja em viagens
Gone dama

PRIMEIRA-DAMA

Gonet arquiva denúncias sobre gastos de Janja em viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.