BRASIL, 27 de setembro de 2024 – Mais de 15,4 milhões de brasileiros foram diretamente impactados pelas queimadas florestais desde o início de 2024, segundo um boletim divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quinta (26).
O relatório estima que os danos econômicos já somam R$ 1,3 bilhão, além de destacar a gravidade da situação.
Entre os milhões de afetados, mais de mil pessoas precisaram deixar suas casas devido aos incêndios. Esse número, segundo a CNM, pode ser ainda maior, já que muitas cidades ainda não registraram oficialmente o total de desalojados.
No levantamento deste ano, 573 municípios já decretaram situação de emergência por causa das queimadas.
A CNM enfatizou a necessidade de aprovação urgente da PEC 31/2024, que visa criar o Conselho Nacional de Mudança Climática, a Autoridade Climática Nacional e o Fundo Nacional de Mudança Climática.
De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o período entre agosto e setembro deste ano foi atípico, com números muito acima dos padrões históricos para os meses.
O boletim ainda detalha o impacto econômico das queimadas. Houve equilíbrio nos custos e nas cidades afetadas entre janeiro e julho de 2023 e 2024. No entanto, os meses de agosto e setembro deste ano apresentaram um aumento significativo, refletindo os efeitos graves dos incêndios em 2024.