CURITIBA, 28 de maio de 2024 – A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou, nesta segunda (27), seu apoio à candidatura de Luciano Ducci (PSB) para a prefeitura de Curitiba nas eleições de outubro. Com 15 votos a favor e 7 contra, a decisão causou descontentamento entre algumas lideranças do partido.
Zeca Dirceu (PT-PR), líder do PT na Câmara dos Deputados e filho do ex-ministro José Dirceu, era um dos principais defensores de uma candidatura própria do partido na capital paranaense.
Mesmo após a decisão desfavorável, Zeca prometeu manter sua pré-candidatura e recorrer ao Diretório Nacional do partido, buscando reverter a decisão.
“Sigo pré-candidato e, com orgulho, serei o candidato de Lula. Vou recorrer ao Diretório Nacional, a única instância partidária que pode dar a palavra final nestas situações”, declarou Zeca Dirceu em sua conta oficial no X (antigo Twitter).
Outra voz discordante dentro do partido é a deputada federal Carol Dartora (PT-PR), que também se apresentou como pré-candidata à prefeitura de Curitiba. Em carta pública divulgada no domingo (26), Dartora reafirmou sua intenção de concorrer e criticou o apoio a Ducci.
“Ele [Ducci] já foi prefeito de Curitiba e fez um mandato ruim para os eleitores do PT. Precisamos de uma candidatura representativa para fazer frente à extrema-direita e não podemos fazer isso com alguém que já esteve ao lado deles”, disse Dartora em entrevista ao jornal O Globo.
Luciano Ducci, que atualmente cumpre seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, foi prefeito de Curitiba de 2010 a 2012, após a saída de Beto Richa para concorrer ao governo estadual. A dupla foi eleita inicialmente em 2004 e reeleita em 2008.
Zeca Dirceu, por sua vez, está em seu quarto mandato como deputado federal desde 2011. Antes disso, ele foi prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR) entre 2005 e 2010.