SÃO LUÍS, 24 de abril de 2024 – Professores das redes municipal e estadual de ensino, da UFMA, COLUN, Institutos Federais e técnicos (as) administrativo se uniram nesta quarta (24) na Praça Deodoro para defender a qualidade do ensino público, em meio à Semana Nacional de Defesa e Promoção da Educação Pública, uma mobilização nacional até 26 de abril.
Desde 18 de março, técnicos da Universidade Federal do Maranhão estão em greve, juntando-se aos professores das universidades federais desde 15 de abril. As reivindicações incluem recomposição do orçamento das universidades, reestruturação de carreira e reajuste salarial.
Os professores também pedem diálogo com a prefeitura de São Luís, reforma e climatização de todas as 257 escolas municipais, além de concursos públicos. Entre as principais demandas estão:
- Condições de trabalho adequadas para atender crianças com deficiência;
- Melhorias na carreira e fim do assédio moral;
- Pagamento da Gratificação de Difícil Acesso para concursados de 2016.
O Sindeducação realizou um levantamento revelando que 22 escolas na capital estavam fechadas devido a condições inadequadas, levando a Defensoria Pública do Estado a entrar na justiça para ampliar vagas para estudantes de escolas públicas.