BRASIL, 08 de julho de 2024 – O sistema de transferências instantâneas do Banco Central, Pix, alcançou um novo recorde na sexta (5), com 223,1 milhões de transações registradas. O recorde anterior era de 206,8 milhões de transações, registrado em 7 de junho deste ano.
O Banco Central destacou em nota que o novo marco evidencia “a importância do Pix como infraestrutura digital pública, promovendo inclusão financeira, inovação e concorrência nos serviços de pagamento no Brasil”.
Lançamento do Pix por aproximação previsto para 2025
Na quinta (4), o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram novos protocolos para a implementação do Pix por aproximação. As novas regras permitirão que os consumidores realizem compras online sem sair do ambiente de compras.
A nota divulgada pela entidade afirma que as mudanças “simplificarão etapas nos pagamentos online e possibilitarão a integração do Pix em carteiras digitais, conhecidas como wallets”.
A nova funcionalidade permitirá que o usuário efetue pagamentos por aproximação sem precisar acessar o aplicativo de sua instituição financeira.
O Banco Central divulgará, ainda neste mês de julho, as diretrizes para que as instituições financeiras implementem o serviço, por meio da Regulamentação Específica. As atualizações são esperadas para serem lançadas em 28 de fevereiro de 2025.
O pagamento por aproximação exigirá a integração dos bancos ao sistema de Open Finance, que compartilha dados entre instituições autorizadas pelo Banco Central.
A autarquia assegura que o recurso será “seguro, ágil e conveniente”.