MINISTRO

PGR foca em investigação de Juscelino após caso Bolsonaro

Compartilhe
Juscelino caso
PGR prioriza caso de Juscelino Filho após denúncia contra Bolsonaro. Ministro é investigado por suposto desvio de recursos; decisão deve sair neste semestre.

BRASÍLIA, 06 de março de 2025 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve concluir ainda neste semestre a análise do caso envolvendo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, investigado por suposto desvio de recursos públicos.

O inquérito, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), foi priorizado após a PGR finalizar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. Juscelino foi indiciado em junho de 2024 pela Polícia Federal (PF) por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

As suspeitas envolvem o desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação de ruas em Vitorino Freire, no Maranhão, cidade administrada até o ano passado por sua irmã, Luanna Rezende.

A defesa do ministro nega irregularidades e afirma que ele apenas indicou as emendas, sem interferir na execução das obras. No STF, o relator do caso é o ministro Flávio Dino, que encaminhou o inquérito à PGR em 2023.

SUPOSTAS FRAUDES EM LICITAÇÕES

O relatório da PF aponta que Juscelino teria influenciado licitações para beneficiar a empresa Construservice, associada ao empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como “Eduardo DP”.

Mensagens trocadas entre 2017 e 2020 mostram discussões sobre a destinação de emendas e a “montagem” de licitações. Além disso, parte dos recursos teria sido usada para asfaltar uma estrada que beneficia uma fazenda do ministro.

A defesa de Juscelino critica as conclusões da PF, afirmando que a investigação “se desviou de seu propósito original” e repetiu métodos da Operação Lava-Jato.

O ministro defendeu as obras, destacando que a pavimentação atendeu a uma demanda antiga da população local.

Compartilhe

Leia mais

Coren-MA eleição

ELEIÇÃO

Gestão do Coren-MA é investigada por supostas falsificações
Coren-MA eleição

ELEIÇÃO

Gestão do Coren-MA é investigada por supostas falsificações

STF Fux

SÃO LUÍS

STF rejeita recurso e mantém promoção para servidores de SLZ
STF Fux

SÃO LUÍS

STF rejeita recurso e mantém promoção para servidores de SLZ

Gone dama

PRIMEIRA-DAMA

Gonet arquiva denúncias sobre gastos de Janja em viagens
Gone dama

PRIMEIRA-DAMA

Gonet arquiva denúncias sobre gastos de Janja em viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.