
TIMON, 09 de abril de 2025 – O Ministério Público do Maranhão (MPMA) iniciou em 9 de abril de 2025 um procedimento para investigar irregularidades em reformas de escolas municipais de Timon, na gestão do prefeito Rafael Brito.
A ação da 5ª Promotoria de Justiça Especializada do município partiu de denúncia sobre a obra na Escola José Sarney, localizada a 500 metros do gabinete municipal. O órgão analisa a correta aplicação de recursos públicos.
A prefeitura de Timon afirma em seu site que 40 escolas estão em reformas estruturantes. Contudo, o Portal da Transparência só registra o contrato nº 06/2025, no valor de R$ 12 milhões, para 11 unidades do programa Escola em Tempo Integral. O MPMA não encontrou dados sobre as outras 29 escolas citadas pela administração municipal.
O contrato ativo inclui unidades como José Sarney, Edgar Schalcher e Marechal Castelo Branco. Diante da discrepância, o MPMA solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) informações sobre fiscalizações dessas obras. O objetivo é verificar a regularidade dos processos licitatórios e a execução dos serviços.
Além disso, a promotoria quer esclarecer por que apenas 11 escolas aparecem nos registros oficiais, enquanto a prefeitura divulga intervenções em 40 unidades.
O caso segue em apuração.