Menu

MANIFESTAÇÃO

Movimentos indígenas protestam contra governo Lula e STF

Compartilhe
Movimento indígena
Movimento indígena protesta contra governo Lula e STF sobre falta de demarcação de terras e discussão sobre Marco Temporal.

BRASÍLIA, 09 de julho de 2024 – Movimentos indígenas brasileiro iniciou protestos contra o governo Lula (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Eles criticam a falta de demarcação de terras indígenas e a iminente conciliação sobre o marco temporal.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) realizou uma assembleia extraordinária nesta segunda (8), para discutir e planejar os atos que começam nesta quarta (10). As lideranças indígenas decidiram mudar a postura em relação ao governo após meses de insatisfação.

Lideranças indígenas, sob reserva, criticam a falta de ação do governo em relação à demarcação de terras. Segundo a Folha de S.Paulo, parte do movimento já se afastou do apoio à gestão petista, enquanto outra ala acredita que ainda não é o momento para isso.

Apesar das críticas, há consenso entre os líderes indígenas em manter o apoio à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, ex-coordenadora executiva da Apib.

O ministro do STF Gilmar Mendes marcou para agosto o início do processo de conciliação sobre a lei do marco temporal. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado discutirá a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre nesta semana.

A insatisfação com o governo Lula aumentou devido à não demarcação de terras indígenas. Lula recuou, em abril, na demarcação de quatro territórios que estavam prontos para homologação, contrariando documentos internos.

Segundo pareceres jurídicos internos, não havia impedimentos para a homologação dessas terras.

O movimento indígena considera a tese do marco temporal inconstitucional e defende que o direito às terras é anterior à criação do Estado brasileiro, devendo ser determinado por estudos antropológicos. Eles criticam a proposta de conciliação de Gilmar Mendes, que defende o marco temporal.

Em 2023, o STF derrubou a tese do marco temporal por decisão da maioria do plenário.

Além dos protestos indígenas, o governo Lula enfrenta greves dos servidores ambientais, que reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial desde junho deste ano.

Compartilhe

Leia mais

STF Decisão

DECISÃO

STF decide que operadoras de telefonia devem fornecer dados
STF Decisão

DECISÃO

STF decide que operadoras de telefonia devem fornecer dados

Estatal Telebras

TELEBRAS

Estatal ligada a ministério de Juscelino dá pedalada fiscal
Estatal Telebras

TELEBRAS

Estatal ligada a ministério de Juscelino dá pedalada fiscal

Confisco PL

POLÊMICA

Projeto permite confisco de R$ 20 bilhões dos brasileiros
Confisco PL

POLÊMICA

Projeto permite confisco de R$ 20 bilhões dos brasileiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA