
MARANHÃO, 08 de abril de 2025 – O Maranhão será contemplado com R$ 45 milhões do Fundo Amazônia para ampliar a estrutura de prevenção e combate a incêndios florestais. O estado integra a lista de oito unidades da Amazônia Legal beneficiadas com o total de R$ 405 milhões.
Segundo o governador Carlos Brandão, os recursos viabilizarão a instalação de sete novas unidades do Corpo de Bombeiros em Alto Parnaíba, Buriticupu, Colinas, Cururupu, São Domingos do Azeitão, São Mateus do Maranhão e Zé Doca. O objetivo é ampliar a presença territorial e acelerar o tempo de resposta às ocorrências.
Dados do Monitor do Fogo, da plataforma MapBiomas, indicam que o Maranhão foi o quinto estado mais atingido por incêndios em 2024, com mais de 2,1 milhões de hectares queimados.
Desde a reativação do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa), em 2023, oito estados da Amazônia Legal já foram contemplados com apoio financeiro.
Criado em 2008, o Fundo Amazônia é voltado à conservação, monitoramento e desenvolvimento sustentável do bioma amazônico. Desde 2009, recebeu doações de países como Noruega, Alemanha, Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Suíça, Dinamarca e, mais recentemente, Irlanda.