ESTUDO

Marajá do Sena e Peritoró figuram entre as piores em ranking

Compartilhe
Ranking Estudo
Ranking do Imazon mostra que Marajá do Sena e Peritoró estão entre os 20 municípios com menor índice de progresso social no país.

MARANHÃO, 30 de maio de 2025 – Ranking do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) revelou as cidades brasileiras com melhor e pior qualidade de vida. O estudo avaliou os 5.570 municípios com base no Índice de Progresso Social (IPS), destacando desigualdades regionais.

Marajá do Sena e Peritoró, ambos no Maranhão, aparecem entre os 20 piores municípios do país. Marajá do Sena ocupa a 18ª colocação com índice de 44,92. Peritoró está em 19º, com 45,18 pontos.

Os dois municípios fazem parte da Amazônia Legal e compartilham o fim da lista com cidades da região Norte, revelando contrastes sociais e econômicos entre as regiões do Brasil.

As cidades com os melhores índices de qualidade de vida concentram-se nas regiões Sul e Sudeste. O estado de São Paulo abriga 11 dos 20 melhores municípios. Gavião Peixoto (SP) lidera o ranking com 73,26 pontos, seguido de Gabriel Monteiro (SP) e Jundiaí (SP).

Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal também apresentam cidades entre as mais bem avaliadas.

O estado do Pará lidera negativamente com 12 dos 20 piores municípios. A contradição chama atenção, já que o estado será sede da Conferência do Clima (COP30) ainda este ano.

Além do Pará, também aparecem na lista de piores colocados municípios dos estados de Roraima, Acre, Maranhão e Mato Grosso do Sul. Uiramutã (RR) tem o pior índice do país: 37,59 pontos.

COMO O ÍNDICE FOI CALCULADO?

O Índice de Progresso Social (IPS) usa 57 indicadores agrupados em três dimensões:

Necessidades Humanas Básicas: alimentação, saúde, moradia e segurança;

Fundamentos do Bem-Estar: educação básica, vida saudável e meio ambiente;

Oportunidades: ensino superior, liberdades individuais e inclusão.

Cada cidade recebeu uma nota com base na média desses critérios. Houve leve melhora em relação ao levantamento anterior, mas as desigualdades entre Norte/Nordeste e Sul/Sudeste persistem.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x