ESCÂNDALO ELEITORAL

Justiça remarca julgamento que pode cassar vereadores de SLZ

Compartilhe
Julgamento vereadores
Julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi reagendado após surgimento de novos elementos ligados à Operação Malversador, deflagrada pela PF.

SÃO LUÍS, 20 de maio de 2025 – A juíza Janaína Araújo de Carvalho, titular da 1ª Zona Eleitoral de São Luís, reagendou para o dia 28 de maio o julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o diretório municipal de um partido político.

A legenda é acusada de fraudar a cota de gênero nas eleições proporcionais de 2024, na capital maranhense. A ação foi movida por suplentes do Partido Liberal (PL) e pelo diretório municipal do Republicanos.

A acusação aponta irregularidades na formação da chapa, cuja consequência pode ser a cassação do registro coletivo dos candidatos eleitos. Na eleição investigada, o partido em questão conseguiu eleger três vereadores ao legislativo municipal: o presidente do diretório, além de dois outros parlamentares.

O julgamento, inicialmente marcado para o dia 15 de maio, foi adiado após a deflagração da Operação Malversador, conduzida pela Polícia Federal, que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em São Luís.

A ação investigou um suposto esquema de candidaturas fictícias utilizadas para desviar recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). A PF identificou o uso de documentos ideologicamente falsos para viabilizar os repasses indevidos.

Entre os casos apurados, destaca-se o de uma candidata que, apesar de ter recebido R$ 300 mil do fundo, obteve apenas 18 votos. O valor investido, quando comparado à votação recebida, apontou custo médio de R$ 16.666,67 por voto.

A discrepância fortaleceu a hipótese de que a candidatura foi registrada apenas para preencher formalmente a cota de gênero e permitir desvios de recursos públicos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x