
MARANHÃO, 03 de junho de 2025 – A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta terça (3), a Operação Jogo Desigual, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores vinculados a um influenciador digital investigado por promover jogos de azar.
A ação foi realizada nos municípios de São Luís, Vitória do Mearim e em Balneário Camboriú (SC).
Durante coletiva na sede da Polícia Civil, o delegado-geral Manoel Almeida Neto e o superintendente da SEIC, Augusto Barros, detalharam a operação. Segundo Barros, o grupo criminoso utilizava redes sociais para divulgar o jogo de azar conhecido como “roleta”, oferecendo falsas promessas de ganhos altos e imediatos.
As vítimas eram levadas a se cadastrar e investir quantias em plataformas controladas pelos investigados.
O influenciador, principal alvo da operação, construiu um vasto patrimônio com o dinheiro obtido ilegalmente, investindo em imóveis de luxo e veículos de alto padrão em Balneário Camboriú, que eram registrados em nome de terceiros para ocultar a origem ilícita dos recursos.
Além da prática ilegal de jogos de azar, o maranhense também é investigado por lavagem de dinheiro. De acordo com a SEIC, ele teria utilizado empresas fictícias e intermediários para disfarçar a movimentação financeira dos valores arrecadados com o esquema.
Por determinação da Justiça, foram bloqueados R$ 8.497.559,44 em contas bancárias ligadas ao investigado. Também foram sequestrados diversos bens, entre eles duas Lamborghinis, uma Range Rover Velar, uma BMW X6 e uma caminhonete Ranger.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina e da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão vinculado ao Ministério da Justiça.
A operação integra o Projeto I.M.P.U.L.S.E., que faz parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC).