
MARANHÃO, 11 de abril de 2025 – O deputado estadual Hemetério Weba (PP) recorreu ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) nesta quinta (10) para tentar reverter uma decisão judicial que determinou a suspensão de seus direitos políticos por três anos.
A medida foi tomada pela juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, da Vara Única de Santa Luzia do Paruá, que rejeitou a impugnação apresentada pela defesa do parlamentar em um processo por improbidade administrativa.
No mesmo dia em que Weba pediu socorro ao TJ, a magistrada encaminhou ofício ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Paulo Velten, comunicando a decisão para que a sentença comece a ser cumprida.
Embora o processo tramite sob segredo de justiça, os passos da defesa do parlamentar não passaram despercebidos. Na quarta (9), seus advogados já haviam apresentado um argumento: segundo eles, a juíza teria “desconsiderado o caráter definitivo” de uma decisão anterior que supostamente beneficiava Hemetério.
O recurso tenta sustentar que, apesar da condenação, o mandato não pode ser cassado.
Caso o recurso seja rejeitado, quem assume sua vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão é a primeira suplente do PP, Helena Duailibe.