
MARANHÃO, 22 de junho de 2026 — O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta segunda (22) que o dia 30 de junho será ponto facultativo em São Luís. A data marca as celebrações do Dia de São Marçal, tradicional evento do calendário cultural maranhense.
Segundo o governo, a decisão considera o feriado municipal de 29 de junho, dedicado a São Pedro. Além disso, leva em conta a relevância histórica e cultural da festa de São Marçal para o estado, que reúne todos os anos batalhões de Bumba Meu Boi.
Brandão destacou que a celebração representa uma das principais manifestações da cultura popular maranhense. Ele também lembrou que o Dia Nacional do Bumba Meu Boi foi criado por meio de um projeto de lei de sua autoria, apresentado quando exercia o mandato de deputado federal.
De acordo com o governador, a iniciativa buscou fortalecer e valorizar o Bumba Meu Boi como símbolo da identidade cultural do Maranhão.







